Não era prioridade, mas já que começou, terminamos, diz Reinaldo sobre Aquário do Pantanal

Aquário do Pantanal é inaugurado depois de 11 anos do início da obra, em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), comentou nesta segunda-feira (28), durante a inauguração do Aquário do Pantanal, que um empreendimento desta natureza não seria prioridade. Mas, ‘já que começou’, a construção precisava ser concluída, reforçou. 

O ponto turístico localizado nos Altos da Avenida Afonso Pena, cuja obra foi iniciada há 11 anos, somando ações judiciais no decorrer do tempo e paralisações, começará a funcionar a partir de terça-feira (29) e a entrada será gratuita, pelo menos até 31 de dezembro de 2022.

Embora conhecido como Aquário do Pantanal, o local começa a ser chamado agora de Bioparque Pantanal. Inclusive, o nome já está inscrito na fachada de entrada.

Fachada de entrada; evento de inauguração acontece na manhã desta segunda-feira (28). (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Nesta manhã, a inauguração reúne uma série de autoridades, como o ex-governador do Estado, André Puccinelli (MDB), que iniciou a construção, senadora e pré-candidata a presidente da República, Simone Tebet (MDB), governador Reinaldo Azambuja, entre outros.

Aquário do Pantanal

Em visita técnica ao local no domingo (27), o Jornal Midiamax mostrou como ficou o Aquário do Pantanal, agora Bioparque Pantanal. Com cerca de 220 espécies de peixes, o maior aquário de água doce do mundo também conta com diversidade de répteis e até fósseis da “Era do Gelo”. 

Confira a reportagem clicando aqui.

O local tem cerca de 19 mil metros quadrados de área construída, 33 tanques, dos quais, 23 internos e 8 externos, além de um tanque de abastecimento e um tanque de descarte de efluentes. São 5 milhões de litros de água.

Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário do Pantanal, bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

Gestão ficará com o governo estadual, por enquanto

O Grupo Cataratas venceu licitação para administrar o local, mas desistiu amigavelmente do contrato de concessão no modelo PPP (Parceria Público Privada), depois de anos de espera pela conclusão.

Com isso, o Governo do Estado é quem ficará com a gestão temporária do Aquário do Pantanal. Somente em 2023, será decidido o modelo de administração.

A partir de abril, será feito um escalonamento de visitas. Em site específico, serão agendadas visitas com estudantes, pessoas que queiram conhecer, trade turístico, entre outros.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula