Três urnas precisaram ser substituídas na primeira hora de votação em Mato Grosso do Sul neste domingo (30), segundo turno das eleições gerais de 2022. Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), outras nove urnas tiveram problemas.

As substituições foram em Campo Grande e Nova Andradina. Tiveram que passar por ajustes ou por reinicialização e até troca de bobina algumas urnas em Bandeirantes, Nioaque, Água Clara, Coxim e Bandeirantes.

A votação vai até as 16h, horário de Mato Grosso do Sul. São esperados 1.996.510 eleitores.

Segundo turno

É a 11ª vez que os sul-mato-grossenses elegem o governador. A primeira eleição foi em 1982 e esta é a quinta vez que a disputa será decidida em segundo turno. Quem vencer, tomará posse como o 12º governador em 1º de janeiro de 2023.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.