Mais da metade dos candidatos a deputado estadual de MS já concorreram em mais de uma eleição

MS tem candidatos que tentam ser eleitos desde 2004

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
mesários tre candidatos agenda registros candidatos mesários
Foto: Divulgação/TRE-MT

Mais da metade dos candidatos a deputado estadual de Mato Grosso do Sul já concorreram em mais de uma eleição. Ou seja, 65% dos nomes que disputam uma cadeira na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) já pleitearam este cargo ou outro em eleições.

Nas Eleições de 2022, 249 candidatos a deputado estadual já participaram de outras eleições. Destes, 20 foram eleitos em 2020 para o cargo e tentam reeleição.

No total, MS tem 389 registros de candidatura, sendo que 74 já foram deferidas pela Justiça Eleitoral. No DivulgaCadContas, existem 397 pedidos de candidatura.

No entanto, algumas candidaturas estão duplicadas no sistema, ou seja, há dois registros do mesmo candidato e o mesmo número de urna. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) informou ao Jornal Midiamax que “essas solicitações são devidas a um problema interno do partido, mas logo serão resolvidas em julgamento”.

Candidatos de longa data

Dos candidatos que já pleitearam mais de uma eleição, cerca de 76% nunca venceram uma disputa eleitoral. Os candidatos a deputado estadual que tentam há mais tempo são os que concorrem a algum cargo desde 2004.

São pelo menos 20 pessoas que tentam há 18 anos se eleger em algum cargo em Mato Grosso do Sul. De 249 candidatos de longa data, 66 são do sexo feminino. Ou seja, 26% das pessoas que tentam há mais de uma eleição são mulheres.

Outros 74% são homens que buscam a eleição em mais de um pleito. Formando a maioria, são 183 homens na disputa de uma cadeira na Alems neste ano, que já concorreram em outras eleições.

Conteúdos relacionados