Pular para o conteúdo
Política

Maioria da bancada de MS se diz a favor da paz e repudia solidariedade de Bolsonaro à Rússia

Parlamentares afirmaram que governo brasileiro deveria adotar medida de paz
Arquivo -
Deputados estaduais se manifestaram sobre ataque da Rússia à Ucrânia
Deputados estaduais se manifestaram sobre ataque da Rússia à Ucrânia

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul se posicionaram a favor da paz e contra a solidariedade mostrada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia. Acontece que uma semana antes do ataque do país soviético à Ucrânia que aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24), Bolsonaro esteve no país governado por Vladimir Putin e prestou solidariedade. As palavras foram ditas antes do encontro com o presidente em meio à crise ucraniana.

Os ataques à Ucrânia começaram durante a madrugada e Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o assunto. O publicou uma nota nesta manhã apontando que a resolução pacífica é o caminho mais apropriado. Porém, a maioria dos deputados estaduais falaram que são contra a guerra. 

Pedro Kemp (PT) considerou como desastrosa a política externa do governo Bolsonaro. “Primeiro, afagava os EUA, quando seu aliado Donald Trump estava no poder. Agora, faz um aceno à Rússia, que está num conflito com os americanos e seus aliados. Na verdade, não tem uma posição firme de defesa da soberania e dos interesses do Brasil”.

Segundo Jamilson Name (sem partido), ele é contrário a qualquer tipo de violência. “Sou contrário a guerra, invasão, é preciso ter conversa, diálogo, existe política internacional para isso, sou contra qualquer ato de violência”.

Evander Vendramini (PP) afirmou que toda guerra deve ser repudiada. “Devemos sempre buscar resolver os conflitos com diálogo e diplomacia”.

Paulo Duarte (MDB) considerou que tudo o que o Brasil não precisa é instigar essa guerra. “O governo brasileiro deveria adotar uma posição diplomática pela paz”.

Amarildo Cruz (PT) classificou a invasão como equívoco. “Eu condeno qualquer tipo de invasão, falta de respeito à soberania seja de quem quer que seja. Os povos têm direito de se organizar e ser diretor de respeitabilidade e autonomia e democracia”.

Cruz disse que Bolsonaro é um ‘bobo da corte’. “Ele se pauta de tudo que é mais atrasado, absurdo e equivocado e isso cria problemas no campo das relações internacionais e problemas que afetam o país”.

Falta distorcida

Conforme (sem partido), a fala sobre solidariedade de Bolsonaro, foi distorcida. “A fala do presidente foi distorcida. Quando esteve na Rússia, ao lado de Vladimir Putin, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil é solidário aos “países que se empenham pela paz” e defendeu a soberania dos Estados, o respeito ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas. Ele defendeu, em várias oportunidades, que ele sempre torcia pelo diálogo entre as nações para evitar conflitos bélicos”.

Antônio Vaz (Republicanos) afirmou que o presidente brasieiro foi bem claro quando disse ser a favor da paz. “Em momento nenhum, Bolsonaro disse que seria solidário a Putin no tocante à invasão à Ucrânia”.

João Henrique Catan (PL) afirmou que quando Bolsonaro visitou a Rússia, os entendimentos eram de paz. “O primeiro ponto é que quando o Bolsonaro estava na Rússia, os entendimentos solidários eram de paz, este é um ponto que precisa ser abordado. Segundo, apenas três potências têm condições verdadeiras de promover alguma intervenção diplomática relevante: EUA, e a própria Rússia. Todos estão numa posição delicada, porque têm relações importantes com a Ucrânia e também a Rússia, aliás, o mundo inteiro possui relações interligadas comercialmente, mas agora a questão de plano de fundo é geopolítica pura. Sem prejudicar os tratados e acordos internacionais, o que o Presidente Bolsonaro pode fazer é reforçar entendimentos de paz e a busca de soluções pacíficas preservando a soberania dos dois países”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática