Nesta segunda-feira (26), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para Brasília e deve retomar as negociações com a senadora Simone Tebet (MDB). Eles tentam resolver o impasse sobre a participação da sul-mato-grossense no governo.

Desde a eleição de Lula, a senadora está em conversa para definir sua posição no novo governo. Contudo, faltando seis dias para a posse, Simone ainda não tem um lugar no primeiro escalão.

Na última sexta-feira (23), os dois se reuniram em Brasília para debater a possibilidade da senadora assumir o Ministério do Meio Ambiente. Contudo, ela esperaria a posição de Marina Silva (Rede) sobre o cargo.

A deputada federal da Rede também se reuniu com Lula na sexta-feira (23), logo após encontro do presidente eleito com Simone. “Tive uma boa conversa com o Lula sobre os rumos da política socioambiental do país”, afirmou.

Contudo, Marina garantiu que o cargo de autoridade técnica não foi pautado. “Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática”. Isso porque ela acredita “ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”.

Então, teria dito ao presidente eleito que depois do Natal deve se posicionar sobre o Ministério. Caso Marina Silva aceite assumir como ministra do Meio Ambiente, Simone ficaria sem a pasta e volta para o quadro cinza do governo Lula, onde ainda não há definições.