Pular para o conteúdo
Política

Justiça de MS manda Facebook apagar perfil fake de Marquinhos Trad

Perfil fake tem postagem datada de 2020, mas, conforme ex-prefeito, pode gerar prejuízos ao pré-candidato ao Governo do Estado
Humberto Marques -
Perfil fake de Marquinhos Trad
Perfil fake de Marquinhos Trad deverá ser removido, decidiu juiz. (Imagem: Reprodução)

Decisão do juiz eleitoral Wagner Mansur Saad dá ao prazo de 24 horas para remover da rede social um perfil fake que leva o nome do ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), mas que seria falso –já que não foi criado pelo pré-candidato ao Governo do Estado nas Eleições de 2022.

O pedido de providências, publicado na edição desta quarta-feira (20) do Diário de do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), constata que foi criado um perfil com o nome “Marcos Trad”, que usa nome e o número do PSD em imagem, que não seria de sua autoria ou de sua equipe.

A reportagem do Jornal Midiamax acessou o perfil na noite desta terça-feira (quando o Diário já estava disponível) e constatou que o perfil contém uma postagem de 27 de setembro de 2020 –usando foto e identificação partidária já usadas na última eleição municipal.

Curiosamente, entre os perfis seguidos pela página, está o oficial de Marquinhos, verificado pela rede social e com atualizações recentes.

Ao apontar o endereço, Marquinhos alega que eventuais postagens na página “fake” poderão gerar prejuízos a ele e induzir eleitores ao erro, diante da conotação eleitoral da página. “Alega ainda que a medida objetiva resguardar a igualdade de oportunidades na disputa entre os candidatos ao cargo de Governador de Mato Grosso do Sul”, pontuou.

Remoção de perfil fake vira representação no TRE-MS

O juiz recebeu o pedido como representação, colocando o Facebook como polo passivo em caso de descumprimento da decisão, reconhecendo o perfil como falso e destacando resolução de 2019 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que permite decisão pela retirada de conteúdo irregular da internet.

A rede social recebeu 24 horas para deletar o perfil falso, sob pena de multa diária de R$ 30 mil. A decisão, em tutela de urgência, prevê que o conteúdo seja excluído ainda no prazo de defesa. Além disso, devem ser informados os IPs de acesso pelo administrador do perfil falso, com datas e horários de acesso, e inclusão de seu responsável no polo passivo da ação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governadores de direita manifestam apoio a Bolsonaro após prisão domiciliar

Procon realiza palestras de prevenção a golpes contra idosos

Polícia reforça segurança e fecha Esplanada após prisão domiciliar de Bolsonaro

De Pernambuco, homem descobre carro financiado em seu nome

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Neymar despacha o Juventude, tira Santos da zona de queda e mostra que já pode voltar à seleção

Últimas Notícias

Polícia

Defensoria lança cartilha sobre abordagem policial

Cartilha busca promover a segurança de todas as pessoas durante uma abordagem

Mundo

EUA podem exigir caução de até US$ 15 mil para alguns vistos sob programa piloto

O governo dos EUA já havia publicado uma regra temporária

Polícia

Mulher e genro são indiciados por falsa comunicação em golpe do seguro

Informando terem sido vítimas de roubo à mão armada

Conteúdo de Marca

PG Tigrinho: Slot simples em estilo asiático com surpresas

Os jogadores que se deparam pela primeira vez com a slot machine única Fortune Tiger PG notam imediatamente o seu design colorido. A slot combina com sucesso o clássico do gênero com novas opções. Além dessas características, o dinâmico caça-níquel do conhecido provedor PG Tigrinho possui outros atrativos para os jogadores brasileiros. Mas afinal, o … Continued