Heitor sonhou com Rota Bioceânica há 30 anos para integrar Mato Grosso do Sul, diz Zeca
Irmão de ex-prefeito, Zeca diz que Heitor foi político importante e, por muitas vezes, ‘visionário mal compreendido’
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Há 30 anos, o Heitor queria integrar o Mato Grosso do Sul com o Pacífico não só como rota de mercadorias, mas em um verdadeiro corredor que ligasse o Estado à cultura da América do Sul”, conta Zeca do PT nesta quinta-feira (24), ao se despedir do irmão, o ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Miranda dos Santos, que morreu na quarta aos 69 anos.
Internado após complicações da covid-19, Zeca diz que Heitor desde pequeno sofria com crises de asma. “Sempre teve a saúde muito frágil. Logo após ter terminado a faculdade, descobriu um câncer no sistema linfático, tratou da saúde por vários anos”.
Apesar disso, sempre foi um sonhador, conta o irmão. “Como todo político, era um visionário, mas muitas vezes foi mal compreendido. Foi o pai da Rota Bioceânica. Marcou a nossa vida com o absoluto compromisso com o coletivo, não com o individual e ousou acreditar em uma sociedade mais humana, justa e solidária”.
Zeca lembra que o sonho de Heitor se resumia a Porto Murtinho. “Muitas pessoas brincavam que se oferecessem a ele a oportunidade de concorrer como prefeito de Paris, ou de Murtinho, ele sempre iria escolher Murtinho. Melhorar e integrar a cidade sempre foi o sonho dele”, resume o irmão.
Vida em Porto Murtinho
Heitor nasceu em Porto Murtinho no dia 28 de abril de 1953. É filho de Orcírio dos Santos e Assunção Miranda dos Santos. Casado com Myrian Conceição Silvestre dos Santos, atualmente morava em Campo Grande.
Em 12 de dezembro de 1979, foi nomeado para exercer o cargo de Promotor de Justiça da primeira entrância na comarca de Coxim. Prestou compromisso e posse em 20 de dezembro de 1979.
Em 13 de maio de 1987, foi promovido, por antiguidade, da 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Aquidauana, segunda entrância, para a 22ª Promotoria de Justiça da comarca de Campo Grande, entrância especial. Assumiu o exercício de cargo em 14 de maio de 1987.
Em 26 de novembro de 2008, foi nomeado para exercer a função de Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Fundações.
Em 8 de abril de 2013, foi concedida aposentadoria ao Procurador de Justiça Heitor Miranda dos Santos. Heitor foi prefeito de Porto Murtinho entre 2013 e 2016.
Velório e cremação
O velório acontece a partir de 12h desta quinta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, que fica na Avenida Tamandaré, 6934.
A cerimônia de despedida para a cremação, um pedido de Heitor, acontece a partir das 16h no Crematório de Campo Grande, que fica na Avenida Tamandaré, 6781.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Cinema em Movimento, Desapega e feira culturais agitam o fim de semana em Campo Grande
Confira os eventos gratuitos que serão realizados neste fim de semana em Campo Grande
Campo Grande recebe 5,8 mil novas vacinas contra covid-19 para grupo prioritário
A vacina Zalika, indicada para pessoas a partir de 12 anos
Professor é assassinado a pauladas e facadas e Jeep é levado por criminoso no São Francisco
Jeep roubado foi visto na Avenida Gury Marques
Ex-BBB Diego Grossi perde casa por vício em jogos de aposta: “Não tem cura”
Após fim do casamento, ex-BBB Diego Grossi revela que perdeu a casa em que vivia devido ao vício em jogos de aposta; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.