Heitor sonhou com Rota Bioceânica há 30 anos para integrar Mato Grosso do Sul, diz Zeca

Irmão de ex-prefeito, Zeca diz que Heitor foi político importante e, por muitas vezes, ‘visionário mal compreendido’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Zeca e Heitor durante discussão sobre a Rota Bioceânica (Divulgação Alems)

“Há 30 anos, o Heitor queria integrar o Mato Grosso do Sul com o Pacífico não só como rota de mercadorias, mas em um verdadeiro corredor que ligasse o Estado à cultura da América do Sul”, conta Zeca do PT nesta quinta-feira (24), ao se despedir do irmão, o ex-prefeito de Porto Murtinho Heitor Miranda dos Santos, que morreu na quarta aos 69 anos.

Internado após complicações da covid-19, Zeca diz que Heitor desde pequeno sofria com crises de asma. “Sempre teve a saúde muito frágil. Logo após ter terminado a faculdade, descobriu um câncer no sistema linfático, tratou da saúde por vários anos”.

Apesar disso, sempre foi um sonhador, conta o irmão. “Como todo político, era um visionário, mas muitas vezes foi mal compreendido. Foi o pai da Rota Bioceânica. Marcou a nossa vida com o absoluto compromisso com o coletivo, não com o individual e ousou acreditar em uma sociedade mais humana, justa e solidária”.

Zeca lembra que o sonho de Heitor se resumia a Porto Murtinho. “Muitas pessoas brincavam que se oferecessem a ele a oportunidade de concorrer como prefeito de Paris, ou de Murtinho, ele sempre iria escolher Murtinho. Melhorar e integrar a cidade sempre foi o sonho dele”, resume o irmão.

Vida em Porto Murtinho

Heitor nasceu em Porto Murtinho no dia 28 de abril de 1953. É filho de Orcírio dos Santos e Assunção Miranda dos Santos. Casado com Myrian Conceição Silvestre dos Santos, atualmente morava em Campo Grande.

Em 12 de dezembro de 1979, foi nomeado para exercer o cargo de Promotor de Justiça da primeira entrância na comarca de Coxim. Prestou compromisso e posse em 20 de dezembro de 1979.

Em 13 de maio de 1987, foi promovido, por antiguidade, da 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Aquidauana, segunda entrância, para a 22ª Promotoria de Justiça da comarca de Campo Grande, entrância especial. Assumiu o exercício de cargo em 14 de maio de 1987.

Em 26 de novembro de 2008, foi nomeado para exercer a função de Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Fundações.

Em 8 de abril de 2013, foi concedida aposentadoria ao Procurador de Justiça Heitor Miranda dos Santos. Heitor foi prefeito de Porto Murtinho entre 2013 e 2016.

Velório e cremação

O velório acontece a partir de 12h desta quinta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, que fica na Avenida Tamandaré, 6934.

A cerimônia de despedida para a cremação, um pedido de Heitor, acontece a partir das 16h no Crematório de Campo Grande, que fica na Avenida Tamandaré, 6781.

Conteúdos relacionados

Comissão de Ética da Prefeitura de Brasilândia fez recomendação sobre advertências (PMB, Divulgação)
eleições suplementares