Governador faz o sucessor em Mato Grosso do Sul pela 2ª vez na história
Wilson Barbosa Martins se elegeu senador em 1986, enquanto o correligionário Marcelo Miranda Soares se sagrou governador
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apoiado pelo atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Eduardo Riedel foi eleito o 12º governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30), segundo turno das eleições gerais de 2022. É a segunda vez que o chefe do Executivo faz seu sucessor.
Riedel foi secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de 2015 a 2021 e titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) de 2021 a 2022.
Em 1986, Wilson Barbosa Martins (PMDB) renunciou ao cargo para disputar o Senado Federal. O vice Ramez Tebet completou o mandato, que se encerrou no ano seguinte
Como registra o jornalista Hercules Farnesi da Costa Cunha em sua dissertação de mestrado “A comunicação dos coronéis sem comunicação, mas que persuadiram e governaram Mato Grosso do Sul”, o ex-governador Marcelo Miranda Soares rompeu com o grupo político do adversário de Martins, Pedro Pedrossian, e disputou o Governo do Estado com o apoio de Wilson.
O bom resultado do Plano Cruzado foi outro fator que ajudou Miranda a chegar ao Parque dos Poderes. Naquele ano, o PMDB venceu em várias unidades da Federação.
Outros governadores não tiveram sucesso em fazer sucessor
A primeira eleição para governador, em 1982, foi a que Wilson Barbosa Martins se sagrou vencedor. Ele assumiu o cargo no lugar de Pedro Pedrossian, na época do PDS.
Em 1990, o mau resultado da gestão de Miranda levou Pedrossian de volta à Governadoria. O ex-governador venceu com facilidade Gandi Jamil, do PDT.
Quatro anos depois, Wilson derrotou o candidato de Pedrossian, Levy Dias (PPR) e conquistou o segundo mandato nas urnas. Na eleição seguinte, o emedebista não conseguiu também fazer o sucessor.
Apoiado por Wilson, Ricardo Bacha (PSDB) passou para o segundo turno na liderança, mas foi superado na segunda rodada por José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.
Zeca foi reeleito em 2002. Já em 2006, viu André Puccinelli, do PMDB, se eleger ainda no primeiro turno contra seu candidato, o então senador Delcídio do Amaral.
Puccinelli se reelegeu em 2010 e apoiou o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, para sua sucessão. No segundo turno, quem venceu foi o atual governador Reinaldo Azambuja. O tucano foi reeleito em 2018, encerrando sua gestão em dezembro de 2022.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.