Giselle questiona André sobre polêmica de aparelhos de radioterapia doados: ‘Qual o destino deles?’

Candidata diz que aparelhos foram doados pelo governo petista e então questionou o destino deles.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

A candidata do PT, Giselle Marques, questionou ao também candidato, André Puccinelli (MDB), sobre a polêmica de aparelhos de radioterapia que, segundo ela, foram doados pelo seu partido. Ela então quis saber qual foi o destino destes equipamentos.

“Dr. André, quando a Dilma era nossa presidenta, entregamos cinco aparelhos de radioterapia para Mato Grosso do Sul. Gostaria de saber qual o destino, onde foram instalados e por que houve uma situação de doação, do nosso governo, e isso parar na imprensa e no Ministério Público Estadual?”, questionou.

Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

André então disse que os aparelhos chegaram no final do mandato dele. “Vieram no final do governo e não houve tempo hábil. Precisava construir paredes baritadas e uma série de construções, então, um está no caixote do Hospital do Câncer e outro está no Hospital Universitário. Os outros três não sei se o governo federal ou estadual o tiraram de Mato Grosso do Sul. Se tivesse tempo de construir as paredes baritadas, nós o teríamos feito no governo Zeca. Tivemos recursos em saúde no nosso governo, comprovado pelos tribunais, portanto aplicamos recursos em saúde e isso se voltará doravante para o futuro. Tivemos macrogestão atendida de alta e média complexidade, uma parceria dos governos com os hospitais que hoje não tem mais o recurso”, comentou.

Candidato Eduardo Riedel (PSDB)
Candidato Eduardo Riedel (PSDB) – Foto: Nathalia Alcantara/Midiamax

Eduardo Riedel, sorteado para fazer o comentário, ressaltou: “Se tivesse tempo hábil, você [André] teria terminado o Bioparque Pantanal e mais 211 obras que concluímos. Em relação à saúde, tivemos a caravana no início do governo justamente para zerar a fila de 242 mil pessoas. Neste período investimos R$ 496 milhões na regionalização, seja com equipamentos e infraestrutura e sendo justo, o governo Bolsonaro entrou com R$ 196 milhões”, ressaltou.

Giselle então reforçou que possui o compromisso do PT com a saúde e comentou, mais uma vez, que os aparelhos foram doados pelo governo Dilma. “Houve uma mobilização popular na época, que ficou conhecida em nome de ‘Aceita HU’ e estes aparelhos não cumpriram a função que deveriam cumprir em melhoria da saúde”, comentou.

Por final, André disse mais uma vez o destino dos aparelhos e comentou que foi ele quem iniciou a regionalização da saúde, algo que prometeu continuar implantando, caso seja eleito.

Como assistir ao Debate Midiamax

Debate Midiamax está sendo transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOLhome do Jornal MidiamaxFacebookYouTube, TVE, TV Imaculada Conceição, Rádio Difusora Pantanal e Rádio Independente 90,9 FM, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul.

Além de poder acompanhar o debate ao vivo no site do Jornal Midiamax, haverá também transmissão em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook, contando com transmissão nacional pela página do UOL e também cobertura pelo Twitter.

A TVE (Canal 4.1 em Campo Grande, 13.1 em Dourados e Região e Canal 15 da NET) vai retransmitir o sinal. Ou seja, desde às 20h do dia 19 de setembro é possível assistir ao debate na íntegra nesses canais.

Além disso, o debate está sendo transmitido na TV Imaculada Conceição (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora Pantanal (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.

As regras e temas do debate foram definidos durante reunião com representantes dos candidatos. O debate acontece em cinco blocos, seguindo um modelo aprovado pelos candidatos.

Conteúdos relacionados

Sônia
vander pec