A executiva regional do MDB aguarda definição nacional sobre federação com ou União Brasil, mas a expectativa é de que é mais provável que a união seja com a segunda opção. Nesse caso, o cenário eleitoral em sofre alteração.

Isso porque ambos os partidos possuem pré-candidatos: André Puccinelli (MDB) e Rose Modesto (PSDB). Assim, a federação entre as siglas pode embalar chapa entre os dois, segundo avaliação do presidente estadual do MDB, o deputado estadual Júnior Mochi.

Na visão do dirigente estadual, a federação com o PSDB seria mais difícil, pois os dois partidos possuem atritos em vários estados. Já com o recém-criado União Brasil, a federação seria mais fácil. “Se der certo na nacional, nada poderá impedir os dois partidos de definirem seus cenários. Pode ter aqui no Estado, um André a governo com a Rose de vice, ou vice-versa”, pontuou ao Jornal Midiamax.

Candidatos

André Puccinelli vem reforçando desde o início da campanha que será candidato ao governo de MS. O emedebista afirma que vem conversando com outras siglas, inclusive o PSDB, sobre chapa para o pleito, mas sem uma definição ainda.

O ex-governador afirma que foi procurado por vários partidos – inclusive o PSDB – para discutir sobre apoio e nega possibilidade de ser vice de chapa. “Estão pedindo que eu apoie a candidatura dos seus e eu sou pré-candidato, não vou deixar de ser”, afirmou.

Já Rose Modesto anunciou a pré-candidatura ao governo do Estado no início do mês. Na ocasião, avisou que “Não vou me juntar com os grandes para prejudicar os pequenos”.

Ela destacou que trabalha para ser a 1ª mulher a governar MS. A pré-candidata afirmou ainda que todas as pesquisas mostram seu nome como possibilidade e as alianças também serão definidas até a janela partidária. “Estarei atenta a ter aliança com partidos, mas o nome que colocar à disposição como vice e Senado, tem que encontrar ressonância com a população de Mato Grosso do Sul. Vamos fazer escolha no momento certo”, afirmou à época.

Federação

Nesta semana, os três partidos definiram que a federação será definida até meados de março. Após a reunião, de aproximadamente uma hora, Bivar, Baleia Rossi (MDB) e Bruno Araújo (PSDB) disseram que pretendem definir a possibilidade de federação até a primeira quinzena de março pra que haja tempo pros partidos se planejarem.