Nem todos os deputados federais de vão disputar a reeleição em 2022. Dois deles são pré-candidatos ao governo estadual e aguardam apenas decisões dos partidos para lançarem suas pré-candidaturas.

Rose Modesto (PSDB) e Loester Trutis (PSL) anunciaram que vão disputar o Governo do Estado. Rose foi a deputada federal mais votada em 2018 e deve deixar o PSDB em abril deste ano, na janela partidária.

Segundo a deputada, ela é pré-candidata ao governo, mas aguarda só definir o partido. “Bem avançado para ser o União [Brasil]”, disse ao Jornal Midiamax. 

O apoia Rose desde, pelo menos, 2019 e tentou a filiação da parlamentar, mas ao que tudo indica e conforme adiantado pelo próprio presidente estadual do partido, Sérgio Murilo, a parlamentar deve mesmo ir para o União Brasil. Questionada sobre a data em que definirá a qual legenda deve se filiar, a deputada disse que até o fim deste mês. 

Porém, Loester Trutis também é pré-candidato pelo PSL. Mas, o partido dele se fundiu com o DEM e deve se tornar o União após deferimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com a ida de Rose ao novo partido, ele não teria espaço para sua candidatura. Conforme ele afirmou à reportagem, ele deixa o PSL até abril. 

Os deputados que devem disputar a reeleição deste ano são: Luiz Ovando (PSL), (PSDB), Vander Loubet (PT) e Fábio Trad (PSD). Dagoberto Nogueira (PDT) e Bia Cavassa (PSDB) não responderam à reportagem até o fechamento deste texto.

Segundo Trad, ele está à disposição da legenda. “A princípio, reeleição, mas se o partido me escalar para qualquer outro cargo, majoritário ou não, estarei à disposição”.

Loubet afirmou que não almeja outro cargo. “Eu sou pré-candidato à reeleição, não pretendo disputar nenhum cargo além disso. Estamos construindo a campanha do Zeca governador e Lula presidente”.