Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS votam PEC para proibir nepotismo em órgãos estaduais

PEC muda o disposto da Constituição de Mato Grosso do Sul
Renata Volpe -
alems deputados (1) psicologia
(Foto: Divulgação)

Em segunda votação nesta quarta-feira (14), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul analisam a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para proibir nepotismo nos órgãos do Estado.

De autoria do presidente da Alems (Assembleia Legislativa), Paulo Corrêa (PSDB), a PEC muda o disposto no parágrafo 7º do artigo 27 da Constituição Estadual.

De acordo com o texto, é vedada a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no Tribunal de Contas, no Ministério Público e na Defensoria Pública, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

Defensoria Pública

Ainda em segunda discussão, que cria o Conselho Penitenciário de Mato Grosso do Sul. A mudança aumenta para nove o número de conselheiros para que haja participação de representantes da Defensoria Pública da União e um da Defensoria Pública do Estado.

Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência

Também na pauta, o Projeto de Lei 239/2022, do Executivo, institui o Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAD-PCD/MS). O Fundo será direcionado para a realização e financiamento de políticas positivas e afirmativas, programas, projetos e ações destinados ao atendimento de pessoas com deficiência residentes e domiciliadas no Estado.

Agehab

Assim, está pautado o Projeto de Lei 247/2022, do Poder Executivo. O objetivo, conforme o governo, é adequar o valor da renda familiar dos beneficiários integrantes dos programas sociais formulados no âmbito da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) e atender as famílias com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Morar Legal

Ainda de autoria do Poder Executivo, deve ser votado o Projeto de Lei 270/2022. A primeira normativa criou o programa de recuperação de créditos “Morar Legal”, e a segunda lei instituiu o Programa de Regularização de Contratos de Imóveis, referentes ao “Morar Legal – Regularização”.

Tributação

Há, ainda, três matérias ligadas à tributação: os Projetos de Lei 271/2022 e o 273/2022. O primeiro muda a Lei 5.941/2022, que dispõe sobre os indicadores para a distribuição da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações) referente à , e estabelece o Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS).

Assim, o segundo cria o Conselho Superior da Superintendência de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda.

A terceira proposição é o Projeto de Lei 273/2022, que cria o Conselho Superior da Superintendência de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda.

Poder Judiciário

Uma proposta do Poder Judiciário também está pautada para hoje. Trata-se do Projeto de Lei 250/2022, que institui o Código de Organização e Divisão Judiciária de MS.

Contudo, entre os objetivos do projeto, está o de estabelecer, de forma expressa, que nas unidades jurisdicionais com atuação simultânea de dois ou mais juízes de direito, não sendo nenhum deles o titular, “a administração do cartório caberá ao mais antigo na entrância, ressalvando-se a existência de deliberação contrária de ambos, devidamente comunicada à Corregedoria-Geral de Justiça”.

Discussão única

Os deputados também devem votar, em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo 13/2022, da Mesa Diretora. A matéria aprova o Plano de Aplicação de Recursos do (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS) para o próximo ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acusado de matar pecuarista em MS após ‘invasão de gado’ é transferido para penitenciária

mpms

Contrato de tecnologia vai custar mais de R$ 2,6 milhões para MPMS

Nelsinho Trad Donald Trump eua

‘Está ruim para o Brasil, mas também está para os EUA’, avalia Nelsinho sobre conflito comercial

ovando

“Quando o governo erra, o STF não pode ser cúmplice”, diz Ovando sobre decreto do IOF

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Casa de Direitos LGBTQIA+ MS com nova reunião de grupo de trabalho

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: CEO de empresa é flagrado abraçado com amante em show do Coldplay

Momento em que casal apareceu na "kiss cam" viralizou nas redes sociais

Polícia

Réu por tentativa de homicídio no Coophavila nega crime e diz que assumiu culpa antes por dívida

Crime em março de 2024 tem apenas um dos réus indo a júri popular, após outro acusado ser morto quatro meses depois

Trânsito

VÍDEO: Investigador da Polícia Civil capota carro que pega fogo na BR-262 em MS

Investigador foi socorrido e trazido para Campo Grande

Famosos

Ex-Chiquititas Carolina Chamberlain está grávida do primeiro filho: ‘Sonho’

Intérprete de Dani em Chiquititas, Carolina Chamberlain pegou os fãs de surpresa ao anunciar que está grávida do primeiro filho com Guilherme