Deputados de MS aprovam projeto que proíbe planos de saúde de pedir autorização do marido para DIU

Mais duas propostas foram votadas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
DIU
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na sessão desta quarta-feira (25), em segunda discussão, o Projeto de Lei 227/2021, que proíbe operadoras de plano de saúde de exigir consentimento do cônjuge ou companheiro para a inserção de qualquer método contraceptivo, como o DIU (dispositivo intrauterino). Mais duas matérias foram discutidas.

De autoria do deputado estadual Evander Vendramini (PP), a proposta foi apresentada em agosto de 2021, após a repercussão nacional do fato das operadoras exigirem que maridos autorizem esposas a usar o DIU. O texto passou em primeira discussão em março deste ano.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 199/2022, de Lucas de Lima (PDT), que institui o Agosto Azul e Vermelho como mês da conscientização sobre a saúde vascular.

E o Projeto de Lei 211/2022, do Poder Executivo, autoriza a Agehab (Agência de Habitação Popular) a doar imóvel em Água Clara para a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O terreno será usado para a construção da Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Conteúdos relacionados

lula