Pular para o conteúdo
Política

Deputado federal Vander Loubet defende derrubada de veto a Refis de micro e pequenas empresas

O prazo para que empresas endividadas não sejam incluídas no Simples Nacional é até dia 31 de março
Arquivo -
Sessão para discutir veto presidencial está marcada para quinta-feira (10).
Sessão para discutir veto presidencial está marcada para quinta-feira (10).

A sessão do para discutir o veto presidencial aplicado por Jair Bolsonaro ao projeto que instituiu o programa de renegociação de dívidas do setor () está marcada para esta quinta-feira (10). 

“Será nossa oportunidade para evitar que centenas de milhares de micro e pequenas empresas sejam desligadas do sistema de tributação simplificada, o Simples Nacional, por causa de dívidas”, destaca o deputado federal (PT).

O prazo para que empresas endividadas não sejam incluídas no Simples Nacional é até dia 31 de março.

De acordo com o deputado Vander, há consenso para a derrubada do veto. “É uma pauta suprapartidária, com certeza a maioria do Congresso vai votar pela derrubada. É uma vergonha que esse projeto tenha sido vetado. Mostra o descompromisso do Bolsonaro com os micro e pequenos empresários. Bolsonaro prefere zerar imposto de importação sobre jet skis do que dar atenção a quem gera emprego e renda em nosso país”, aponta.

Conforme informações do portal Congresso em Foco, a manutenção do veto de Bolsonaro pode trazer consequências para a economia. Sem o parcelamento das dívidas, 437 mil empresas serão excluídas do Simples Nacional, o que pode condenar a maioria ao fechamento. Dessa forma, ainda de acordo com o portal, o governo ficaria sem receber as dívidas e o fechamento causaria desemprego.

O prazo para regularizar pendências relativas a débitos impeditivos pelo Simples Nacional era até dia 31 de janeiro, mas foi prorrogado pelo CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) para 31 de março. 

O Relp (Programa de Reescalonamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional) negocia dívidas em até 180 meses e estabelece descontos conforme a queda no faturamento da empresa entre março e dezembro de 2020, na comparação com o ano de 2019.

“Ninguém está defendendo as dívidas. A questão é que a pandemia causou enormes prejuízos e nas micro e pequenas empresas esses prejuízos costumam ser maiores porque são empresas que não têm um capital de segurança que grandes empreendimentos têm. Por isso, é importante que a gente dê a oportunidade e o prazo adequado para que os pequenos e micro empresários possam regularizar sua situação”, afirma Vander.

O projeto vetado por Bolsonaro permite o parcelamento de quaisquer dívidas no âmbito do Simples Nacional, desde que o vencimento tenha ocorrido até a competência do mês imediatamente anterior à entrada em vigor da lei. Também poderiam ser incluídos no Refis os débitos de parcelamento em 60 meses previstos na lei de criação do Simples Nacional (Lei Complementar 123, de 2006); aqueles da Lei Complementar 155, de 2016, de 120 meses; e do último parcelamento, de 145 a 175 parcelas, previsto na Lei Complementar 162, de 2018.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Últimas Notícias

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista