Pular para o conteúdo
Política

Consórcio Guaicurus confirma que pode recorrer de tarifa na Justiça

O Consórcio afirma que o acordo não é suficiente para as despesas da empresa
Arquivo -
Votação aconteceu nesta quinta-feira (24)
Votação aconteceu nesta quinta-feira (24)

Após decisões e reajuste da tarifa para R$ 4,40, o Consórcio Guaicurus está insatisfeito com o acordo firmado entre a empresa e a prefeitura de . O presidente do Consórcio, João Rezende, afirma que pode entrar com processo judicial para novo reajuste da passagem de ônibus.

“Não estamos satisfeitos, nenhum pouquinho”, disse ele ao Jornal Midiamax. João justifica que “por mais que a prefeitura tenha demonstrado boa vontade, boa vontade não paga nossas contas, não paga as contas do sistema”.

Assim, “não está descartada a possibilidade” de uma ação judicial para reaver os valores. O presidente do Consórcio adianta que já estão verificando com o setor jurídico sobre o assunto.

No acordo firmado entre as partes, a prefeitura se propôs a isentar o ISS (Imposto sobre Serviços) de 2022 e arcar com as despesas da gratuidade dos estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino). Assim, o reajuste da passagem para os cidadãos foi para R$ 4,40.

No entanto, o Consórcio afirma que as medidas não são suficientes para arcar com o serviço prestado. “A prefeitura, ela contratualmente tem que fazer o reequilíbrio do contrato, ela pode fazer isso através de subsídios, tarifas. Mas ela não fez nenhuma coisa e nem outra”, aponta João.

João destaca que apesar do compromisso de reajuste financeiro firmado em contrato , a prefeitura “assinou um TAG [Termo de Ajustamento de Gestão] com Tribunal de Contas do Estado, que faria o reequilíbrio”. O presidente afirma que nenhuma das condições foi cumprida.

‘Sistema fragilizado’

“Então isso deixa fragilizado o sistema, continua fragilizado”, expõe. Para ele, o posicionamento do prefeito foi satisfatório em partes. “Porque ele tem pelo menos buscado uma solução, mas não encontrou, então não adianta pensar ‘só esforço já vale’”.

Trabalhadores do Consórcio Guaicurus marcaram greve na última semana, expondo a insatisfação com o reajuste da remuneração. Com o acordo firmado com a prefeitura, a situação entre os funcionários do Consórcio foi apaziguada.

Porém, João afirma que “para poder evitar essa greve, tivemos que fazer um compromisso que de verdade nós não poderíamos fazer”. Ele explica que “sem o retorno financeiro correto, nós estamos correndo o risco de ter problemas”.

Há ainda a questão da gratuidade da rede estadual para ser resolvida entre o Consórcio e o Governo do Estado. A iniciativa de incluir o Governo no reajuste foi da prefeitura, considerada boa por João.

Ele lembra que a prefeitura propôs que o Estado tente “diminuir a carga tributária inventando um rodízio do e pague pela gratuidade da rede estadual, muito embora a gratuidade tenha sido dada pela prefeitura”. No entanto, acredita que o acordo com o Estado seja firmado, já que sente “por parte do governo boa vontade, o problema é o tempo, para a pressa que nós temos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena