Pular para o conteúdo
Política

Comissão da Assembleia de MS arquiva projeto para sigilo na entrega de crianças para adoção

Deputados entenderam que apenas o governo federal pode legislar sobre o tema
Adriel Mattos -
adoção
Reunião da CCJR, realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) emitiu parecer contrário ao Projeto de Lei 189/2022, que garantiria sigilo na entrega de crianças para adoção. A manifestação foi apresentada na reunião desta quarta-feira (3) e resultou no arquivamento da matéria.

De autoria do deputado estadual Roberto Razuk Filho, o Neno Razuk (PL), a proposta previa punição a servidor público e multa por vazar dados de gestante que decidir entregar um bebê para adoção e foi apresentada na esteira do caso envolvendo a atriz Klara Castanho, que passou pela mesma situação.

O relatório de Evander Vendramini (PP) apontou vício de iniciativa, ou seja, apenas a União poderia legislar sobre o tema. Os demais membros da comissão acompanharam o relator, decidindo pelo arquivamento por unanimidade.

Pareceres e vistas

Na mesma reunião, os deputados estaduais votaram a favor para que quatro proposições continuassem tramitando e apresentaram vistas a outras duas.

Vai ao plenário o Projeto de Lei 124/2022, de Evander Vendramini, que estabelece punições a servidores públicos e empresas por atos discriminatórios contra pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Também deve ser pautado para primeira discussão o Projeto de Lei 407/2021, que altera a Lei 5.215/2018 para instituir a campanha “Junho Prata”, para enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, no mês de outubro. O texto recebeu emenda substitutiva integral.

Passou ainda o Projeto de Resolução 011/2022, que concede Comenda do Mérito Legislativo. A matéria não consta no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

Os parlamentares concordaram com o veto do governador (PSDB) ao Projeto de Lei 224/2021, que cria espaços de convivência e repouso aos profissionais de nos estabelecimentos de saúde públicos e privados, que deu origem à Lei 5.915/2022. O chefe do Executivo estadual vetou o parágrafo único do artigo 1º, que especificava as condições físicas desses espaços.

Foi feito pedido de vistas ao Projeto de Lei 192/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e sobre os regimes de exploração deste serviço. A matéria recebeu parecer favorável, exceto à Emenda 1.

Também voltará à pauta da próxima reunião da CCJR o Projeto de Lei 196/2022, do presidente (PSDB), que garante ao consumidor o direito de obter gratuitamente a 2ª via de comprovantes de pagamento ou de extratos bancários de instituições financeiras. A proposta também obteve parecer favorável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chitãozinho e xororo expogrande

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

prefeitura

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

cédulas de dinheiro salario

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra arma do crime e faz descoberta sobre cadáver no Centro de Belas Artes

Corpo encontrado no Centro de Belas Artes estava no local há mais de 12 horas , diz perícia

MidiaMAIS

Chitãozinho e Xororó dizem que paz ‘mora’ no Pantanal de MS e fazem público da Expogrande vibrar com clássicos

Dupla entrou no palco da Expogrande às 22h, mantendo a pontualidade, afinação e simpatia de sempre, ainda mais elogiando o nosso territóri

Polícia

‘Crush do Instagram’ denuncia seguidora que se mudou para Capital atrás dele: ‘perseguição’

"Crush do Instagram" é concurseiro, diz que sua vida é só estudar, e está preocupado porque a mulher passou a frequentar a mesma academia que ele

Esportes

Botafogo vence o Juventude no Brasileiro e torcida grita ‘é campeão’ nas arquibancadas

Debaixo de uma chuva constante, o primeiro tempo não foi dos melhores no aspecto técnico