Após registros de atraso e confusão de eleitores que votaram em trânsito em Campo Grande no primeiro turno, no segundo turno que acontece neste domingo (30), a votação em trânsito terá uma novidade, o QR Code para os eleitores que chegarem à seção no Sebrae, na Avenida Mato Grosso.

São oito seções eleitorais e 1500 eleitores cadastrados para votarem em trânsito. Sandra Fagundes, auxiliar do juízo eleitoral, disse que pela 1ª vez o eleitor terá a ajuda do sistema QR Code para saber em qual seção irá votar. 

“É só o eleitor chegar, apontar o celular para o QR Code e já se dirigir para a sua seção”, disse Sandra que explicou que no 1º turno ocorreram atraso e confusão, já que nem a lista com o nome dos eleitores estava disponível.

A expectativa é que esta votação seja mais ágil devido à estrutura montada.

Primeiros a chegarem para votação

O aposentado de 74 anos, Ademar Pires, contou ao Jornal Midiamax que chegou para votar às 6 horas. “Estou aqui porque eu quero. Estou cumprindo meu dever de cidadão”, disse Ademar, que está na cidade para fazer um tratamento de saúde. O aposentado é de Várzea Grande, no Mato Grosso.

Ademar Pires, o primeiro eleitor a chegar para a votação

Outro aposentado de 70 anos, Amadeus Domingos também era um dos que chegaram cedo para votar. Ele disse que chegou pouco depois das 6 horas da manhã. “Quanto mais cedo votar, mais cedo é liberado e depois fica tranquilo para acompanhar a apuração”.

Amadeus estava com a esposa. O casal se mudou há pouco para Campo Grande e não teve tempo de transferir o título eleitoral. O idoso era morador de Bonito.

Solenir Ibanes Colman, de 65 anos, moradora de Corumbá, contou que resolveu voltar para que seu candidato não perca nenhum voto. “Espero que realmente aconteça a mudança”.

Voto em trânsito

Para as Eleições de 2022, 3.963 eleitores solicitaram voto em trânsito em Mato Grosso do Sul. Os números foram divulgados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Vale lembrar que duas cidades de MS são habilitadas para votação em trânsito: Campo Grande e Dourados.

Segundo o Tribunal, foram 1.332 pedidos de Dourados. Sendo 404 do Estado e 924 de fora de MS. Em Campo Grande, foram registradas 2.631 solicitações. Dessas, 1.745 são do Estado e outras 886 são de fora.