Claro e Londres disputam presidência e Corrêa não abre mão da 1ª secretaria na Assembleia
Reinaldo endossou indiretamente nome de Claro e senadora eleita media disputa, segundo correligionários
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os deputados estaduais Gerson Claro e Londres Machado, ambos do PP, disputam a presidência da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que, apesar de ser definida durante eleição da Mesa Diretora somente em fevereiro de 2023, já é alvo de reuniões na Casa. A senadora eleita Tereza Cristina, líder do partido, estaria mediando a situação.
Atual presidente, Paulo Corrêa (PSDB) não deve deixar a Mesa. Com a maior bancada eleita, o partido dos tucanos quer manter a 1ª Secretaria, considerada a mais importante da Assembleia Legislativa, por gerir a folha de pagamento da Assembleia, fazer indicações de recursos financeiros para abertura de crédito ao Poder Legislativo, entre outras funções.
Nesta segunda-feira (21), o deputado Gerson Claro disse entender que acredita ser ‘natural’ que o Partido Progressistas pleiteie o cargo da presidência da Casa. “Nós apoiamos o governo e temos a senadora eleita Tereza Cristina. Ainda vai acontecer em fevereiro a eleição. Estamos tratando esse assunto dentro do PP primeiro. Eu, Londres e Tereza”, comentou.
Presidente não precisa ser do PSDB
Governador, Reinaldo Azambuja (PSDB) não descartou nesta segunda-feira que a presidência seja de outro partido e acabou endossando indiretamente o nome de Gerson Claro, que atuou como líder do governo tucano na Casa.
“Democracia é isso, é a junção de forças e pensamentos. Já tivemos um mandato que o presidente da Casa não era do meu partido e tivemos uma excelente relação com a Assembleia. As matérias essenciais foram aprovadas. Não tem que ser necessariamente do PSDB”.
Gerson Claro assumiu a liderança do governo na Assembleia em 2020, quando Barbosinha, atual vice-governador eleito, deixou o cargo.
No entanto, Reinaldo pontuou que a eleição é que define a composição da Mesa. “Não vai ser o apoio do governador que vai definir a eleição. Vai ser a decisão do colegiado”, disse.
E é apostando nessa união que o atual presidente Paulo Corrêa (PSDB) não descarta se manter na 1ª Secretaria. “O presidente acredita que o bom mandato lhe garantiria ficar com a 1ª Secretaria e espera esse apoio”, confessou um correligionário.
Presidente estadual dos tucanos, Azambuja defende que o PSDB ocupe espaços na Mesa. “Com a maior bancada, o partido tem mais força para discutir os espaços da Casa”, reforçou.
Eleição
A Mesa Diretora é eleita por previsão do artigo 25 do Regimento Interno da Alems na primeira sessão do ano, em fevereiro. São eleitos o presidente, vice-presidente, e cargos de 2ª e 3ª vice-presidência.
Também cargos para 1ª Secretaria, 2ª secretaria e 3ª secretaria. Compete à Mesa Diretora da Alems, que é composta por presidência e secretaria, a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa de Leis. Todos os parlamentares, por meio de votação nominal e aberta, votam nos componentes da Mesa Diretora, e os eleitos cumprem então um mandato de dois anos, com a recondução permitida.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.