Uma campanha de orientação para idosos contra golpes e fraudes na internet poderá ser criada em Campo Grande. A ação está prevista no projeto de lei nº 10.762/22, que tramita na Câmara Municipal.
Segundo a proposta, será instituída a campanha de orientação aos idosos contra fraudes e golpes praticados no comércio eletrônico e na internet. As ações serão realizadas preferencialmente no mês de outubro, em que é comemorado o Dia Internacional dos Idosos.
Serão duas frentes de trabalhos durante a campanha. Frente educativa terá como objetivo a orientação do público idoso quanto aos riscos referentes a navegação na internet e compras online.
A frente preventiva terá como objetivo a orientação do público idoso quanto aos métodos aptos a evitar golpes e fraudes no âmbito do comércio eletrônico e também a garantir a segurança do tráfego de dados durante toda a navegação.
A campanha
Conforme o texto, as campanhas de orientação serão realizadas e divulgadas em locais, espaços e canais utilizados ou frequentados pelo público maior de sessenta anos na Capital.
A proposta é do vereador João Rocha (PP), que destacou que “criminosos abusam da ingenuidade ou até mesmo subtraem a confiança do usuário para obter tais informações bancárias”. Assim, justificou a necessidade do projeto de orientação.