Nesta quinta-feira (17), vereadores de Campo Grande votam 11 projetos durante sessão ordinária da Câmara Municipal. Entre eles está o projeto nº 10.664/22, que prevê concessão de áreas públicas e criação do Parque Nacional Municipal.

Ele será analisado em primeira discussão. O projeto é de autoria do vereador Carlão e William Maksoud (PTB). Assim, a proposta prevê permuta de áreas públicas com a Energisa e proprietários da região da Bacia do Córrego Ceroula.

Conforme o texto, a proposta criaria um Parque Natural Municipal de Campo Grande naquela região. Então, a construção será próxima da Cachoeira do Céuzinho, da Cachoeira do Inferninho e da Usina Abandonada do Ceroula.

Outro da primeira discussão é o nº 10.441/21, que institui o apoio às bandas e fanfarras da Capital. Os vereadores Carlos Augusto Borges (PSB) e Ronilço Guerreiro (Podemos) assinam a proposta. Além do ex-vereador Ademir Santana. O projeto visa a distribuição de instrumentos musicais e promoção de festivais para os grupos.

Vida saudável e transparência

O Programa Vida Saudável será votado em primeira discussão. O projeto 10.675/22 é de autoria do vereador Victor Rocha (PP). Assim, a proposta visa assegurar o fomento à prática esportiva, cultural e de lazer com a manutenção e modernização de espaços públicos.

Além desses, o projeto nº 10.450/22 será votado. A proposta do vereador Dr. Loester (MDB) visa aumentar a transparência sobre contrato de imóveis locados pela Prefeitura de Campo Grande.

Por fim, os vereadores discutem o projeto de lei nº 10.443/21, que cria o Censo da Inclusão para identificar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência da Capital. O vereador Otávio Trad (PSD) é autor da proposta.

Segunda discussão de projetos

Em segunda discussão, os parlamentares votam o projeto de lei nº 10.353/21, do vereador Betinho (Republicanos). A proposta declara de utilidade pública o projeto Dorcas Guerreiras em Cristo.

O projeto nº 10.742/22 prevê a criação do Dia Municipal do Advogado, a ser comemorado no dia 11 de agosto. Assinam a proposta: Sandro Benites (Patriota), Otávio Trad, Beto Avelar (PSD) e Edu Miranda (Patriota).

O projeto de lei nº 10.521/22 cria a AEL (Academia Estudantil de Letras) e é de autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos). Assim, a proposta visa a promoção do acesso à cultura, o desenvolvimento do interesse pela leitura, a inclusão social e o desenvolvimento da competência leitora e escritora.

O projeto de Otávio Trad (PSD), nº 10.756/22, denomina de Enedino Borges do Rego a rotatória do bairro União.

Então, vereadores também apreciam a matéria de nº 10.353/22. O texto declara de utilidade pública o projeto Dorcas Guerreiras em Cristo. O vereador Betinho (Republicanos) assina a proposta.

Única discussão

Por fim, vereadores votam projetos em única discussão. O projeto de decreto legislativo nº 2.365/22 será analisado.

A proposta outorga a Medalha Dr. Rui de Oliveira Luiz ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. Já a proposta nº 2.485/22 concede o Título de Visitante Ilustre da cidade de Campo Grande José Maurício Pereira.

Ambas as propostas são de autoria do vereador Carlão, presidente da Casa de Leis.