Pular para o conteúdo
Política

Câmara aprova PL que impede agressores de mulheres de assumirem cargos públicos

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade
Anna Gomes -
Câmara
Foto:Izaías Medeiros, CMCG, Arquivo

A Câmara Municipal de aprovou por unanimidade, o PL que torna mais rígida a lei que impede pessoas por crimes de violência contra mulheres de serem contratadas em cargos comissionados da Capital. O projeto foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (30), na Casa de Leis.

O também prevê que a condição conste em todos os editais de concursos públicos municipais e que os candidatos aprovados deverão apresentar certidão negativa criminal para tomar posse, assim como para os cargos de livre provimento e exoneração.

No caso de servidores de cargos de livre nomeação que forem condenados com decisão transitada em julgado deverão imediatamente ser exonerados de seus cargos. Caso necessitem cumprir medida preventiva, deverão ser suspensos.

Também foi aprovado o PL que estabelece a obrigatoriedade de se informar sobre os motivos de eventual interrupção ou de obras públicas no município. A legislação prevê que a informação seja disponibilizada no site da prefeitura, além de placa no local da obra paralisada.

A criação do “Programa Meu Velho Amigo” também foi aprovada pela Câmara. A proposta visa incentivar a inserção, no mercado de trabalho, de pessoas idosas com boa saúde que ainda se sintam aptas a integrarem o mercado.

Foi aprovado ainda o PL que altera o nome da “Escola Municipal Harry Amorim Costa” para “Escola Municipal Cívico-Militar Governador Harry Amorim Costa”.

Já em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei, que inclui a Semana da Japonesa, de 25 de outubro a 1 de novembro, no Calendário Oficial de Eventos.

Também foi aprovado o PL que dispõe sobre a criação do Passaporte Cultural no município de Campo Grande. A proposta abrangerá todos os alunos matriculados nas escolas públicas municipais do ensino fundamental. A cada visita feita a bibliotecas, museus, parques ecológicos, teatros e outros espaços, o visitante terá o passaporte carimbado. Ele dará direito à entrada gratuita ou a descontos em todas as instituições credenciadas junto ao município.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Virginia Fonseca se pronuncia após depor na CPI das Bets: “Me senti acolhida”

Governo prorroga prazo de audiência e consulta pública da parceria público-privada do HRMS

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Economia

Dólar recua 1,32% e fecha a R$ 5,60, no menor nível desde outubro de 2024

O dia foi marcado por uma onda global da queda da moeda americana

Cotidiano

Médico ‘não vê’ cálculo e libera paciente que esperou 12 dias por vaga no Hospital Regional

Segundo familiares, paciente aguardava cirurgia mas foi liberada por cirurgião após médico dizer que tomografia com contraste não apresentou cálculos

Polícia

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

João Vilela foi retirado durante um dos testemunhos a pedido de vítima sobrevivente

Le Blog Maria Antonia

Por dentro do jato de luxo do Catar oferecido ao presidente Donald Trump

Fotos do avião mais luxuoso do mundo, um ‘palácio voador’, que o Qatar deu de presente para Erdogan e que ofereceu agora ao governo americano. Não está claro se o avião passou por alguma alteração interna ou externa. O avião precisará de alterações adicionais para atender aos requisitos de aeronaves presidenciais, informou o The Wall … Continued