Assembleia de MS aprova criação do Programa Estadual de Bioinsumos

Mais três propostas foram votadas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Bioinsumos
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na sessão desta terça-feira (25), em segunda discussão, o Projeto de Lei 161/2022, do Poder Executivo, que institui o Programa Estadual de Bioinsumos. Mais três matérias foram aprovadas.

Bioinsumos são produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana destinados à produção, que interfiram positivamente no desenvolvimento.

O objetivo é o “aproveitamento do potencial da biodiversidade brasileira para a redução da dependência dos produtores rurais em relação aos insumos importados e à ampliação da oferta de matéria-prima para o setor”.

Já em primeira discussão, o Projeto de Lei 230/2022, de Evander Vendramini (PP), institui a Semana de Sensibilização à Doença Neurofibromatose, também conhecida como doença Von Recklinghausen, a ser realizada na semana do dia 17 de maio.

Projeto de Lei 235/2022, do Poder Executivo, acrescenta dispositivos e altera as Leis 3.150/20053.545/2008 e 4.487/2014.  O objetivo principal é readequar a legislação previdenciária do Estado.

O Conselho Estadual da Previdência Social será renomeado para Conselho Deliberativo. Haverá ainda a reestruturação da carreira Gestão Previdenciária, para “uniformização no tratamento desta carreira ao que vem sendo adotado nas demais carreiras do mesmo grupo ocupacional, gestão governamental, alinhado à gestão por competência”.

Por fim, em discussão única, o Projeto de Lei 241/2022, de João Henrique Catan (PL), declara de utilidade pública estadual o Instituto Guarda Animal, com sede em Campo Grande.

Acordo de lideranças

Os deputados estaduais ainda aprovaram um acordo de lideranças para acelerar a tramitação do Projeto de Lei 248/2022, que cria a Política Estadual de Ferrovias. A matéria foi apresentada na semana passada pelo Governo do Estado.

Segundo o calendário divulgado, o texto será distribuído na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) nesta quarta-feira (26). O colegiado aprova o parecer em 9 de novembro.

No dia 10, a proposta vai à primeira discussão em plenário. Em seguida, a matéria passa pelas demais comissões.

A segunda votação está prevista para 16 de novembro. Se houver emendas ao texto, a votação em redação pode ser realizada em 17 de novembro.

O projeto de lei se alinha ao Marco Legal das Ferrovias (Lei Federal 14.273/2021). Com isso, o Estado poderá autorizar empresas a operar e até construir ferrovias.

Conteúdos relacionados

lula