Agregações de seções pelas zonas eleitorais podem ser feitas até esta quinta-feira em MS
Esta quinta-feira (25) é o último dia para agregação de seções pelas zonas eleitorais, segundo o calendário eleitoral divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com o Tribunal, cada seção eleitoral corresponde a uma mesa receptora de votos, salvo na hipótese de agregação. As agregações podem ser feitas visando à racionalização dos trabalhos eleitorais, […]
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Esta quinta-feira (25) é o último dia para agregação de seções pelas zonas eleitorais, segundo o calendário eleitoral divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com o Tribunal, cada seção eleitoral corresponde a uma mesa receptora de votos, salvo na hipótese de agregação.
As agregações podem ser feitas visando à racionalização dos trabalhos eleitorais, desde que não importe prejuízo ao exercício do voto.
De acordo com o TSE, os tribunais regionais eleitorais deverão determinar o recebimento das justificativas, no dia da eleição, por mesas receptoras de votos, por mesas receptoras de justificativas ou por ambas.
Calendário eleitoral 2022
Em 12 de setembro, termina o prazo para que os sistemas eleitorais e programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras sejam lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.
Entre 5 de julho e 3 de agosto, juízas e juízes eleitorais nomearam eleitoras e eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também foram escolhidas as pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação.
Entre 20 de julho e 5 de agosto foi permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos. Legendas, federações e coligações tiveram até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.
A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passou a ser permitida a partir do dia 16 de agosto.
Partidos e candidatas ou candidatos têm entre 9 e 12 de setembro para apresentar a prestação de contas parcial da campanha, com registro de movimentação financeira ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro e, em 1º de novembro, a data final para o envio das prestações.
A prestação de contas final daqueles que participarem do segundo turno deve ser encaminhada à Justiça até 19 de novembro.
Eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.
Confira a íntegra do Calendário Eleitoral de 2022.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Estudante perde vestibular da UEMS por falha na gratuidade do transporte público em Campo Grande
Gratuidade foi determinada por lei municipal sancionada em 2023 com o objetivo de reduzir barreiras a estudantes
Ônibus capota em ribanceira no interior de Alagoas, deixando mortos e cerca de 20 feridos
Ônibus seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontece o projeto “Pôr do Sol na Serra”
Homem limpava terreno quando encontrou cadáver no Jardim Columbia
O corpo do homem foi encontrado na tarde deste domingo (24)
Jovens de MS participam de celebração da Jornada Diocesana da Juventude 2024
Aproximadamente 1.900 hóstias foram preparadas para atender à grande demanda de participantes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.