Pular para o conteúdo
Política

Vereadores tentam emplacar suas categorias como prioridade na vacinação contra o coronavírus

Com o avanço recente da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, vereadores de Campo Grande tentam emplacar suas categorias de origem entre os grupos prioritários de vacinação contra o coronavírus. O argumento em geral é que, em meio ao pior momento de toda a pandemia no Estado, seus “representados” estão expostos à contaminação e têm suas […]
Arquivo -

Com o avanço recente da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, vereadores de tentam emplacar suas categorias de origem entre os grupos prioritários de vacinação contra o coronavírus. O argumento em geral é que, em meio ao pior momento de toda a pandemia no Estado, seus “representados” estão expostos à contaminação e têm suas vidas em risco.

Com isso, pedem inclusão de professores, estudantes de medicina e residentes dos hospitais, além de profissionais da segurança pública. Conforme o vacinômetro disponibilizado pelo Governo do Estado, 214.649 doses já foram aplicadas em MS.

Os primeiros grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, foram formados por trabalhadores da Saúde, indígenas aldeados, idosos em asilos, pessoas com deficiência em instituições e idosos com 80 anos ou mais.

Com dados da contaminação e número de mortes entre os policiais militares, o vereador Coronel Alírio Vilassanti (PSL) pediu inclusão da categoria como prioritária. Até o momento, MS contabiliza quatro óbitos e 645 casos confirmados entre esses profissionais.

“É notório que a adoção de medidas sanitárias de biossegurança não foram suficientes para impedir a propagação [do coronavírus] entre os profissionais de Segurança Pública”, argumentou o vereador.  Para piorar a situação, “os afastamentos em decorrência das contaminações têm afetado sobremaneira a capacidade da Corporação”, explicou.

Polêmica com a volta às aulas

Ao defender vacinação para os professores, vereador chegou a transformar o debate em discussão acirrada na última semana. A foi por ele ser favorável também à volta às aulas. Estreante na Câmara Municipal, Professor Juari () é partidário da inclusão dos trabalhadores da entre os grupos prioritários da vacinação. A defesa, porém, veio em meio a polêmica.

Juari usou a palavra livre na sessão de 4 de março para apoiar a volta às aulas de forma presencial, alegando que os alunos da rede pública estavam em desvantagem em relação ao da privada. Ele qualificou a situação como um “distanciamento cognitivo”.

A postura causou tensão entre os colegas. Estes, em maioria, discordaram da avaliação do parlamentar. Eles apontaram até a falta de coesão entre as gestões do governador Reinaldo Azambuja e de outros tucanos.

Estudantes de Medicina

Também professor, o vereador André Luis (Rede) foi autor do pedido mais recente para inclusão de prioridade. Em sessão nesta semana, ele solicitou que acadêmicos da área da Saúde sejam imunizados.

O pedido foi feito àqueles que cursam o último ano e, por isso, são obrigados a fazerem estágio nos hospitais. Na lista, além de quem estuda Medicina ele mencionou os alunos de fisioterapia e outros da área da Saúde.

Na sessão, recebeu a resposta de que o pedido já havia sido anteriormente enviado ao secretário de Saúde e que esses grupos seriam imunizados a partir desta semana.

Consórcio para compra de vacina

O movimento para inclusão de categorias também é beneficiado da autorização para que Estados e, especificamente, municípios, possam ir às compras para adquirir vacinas.

A Câmara já aprovou, e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou, proposta que inclui Campo Grande em um consórcio nacional para compra de imunizantes para a vacinação contra o coronavírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil