Política

Vereador propõe 'marcar' dia 13 de abril como data em memória às vítimas da Covid-19

Campo Grande registrou a primeira morte pela doença em abril de 2020

Mayara Bueno Publicado em 19/07/2021, às 07h44

Vereadores em sessão extraordinária feita em janeiro deste ano
Vereadores em sessão extraordinária feita em janeiro deste ano - (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax, Arquivo)

Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal prevê criar data em memória das vítimas da Covid-19 em 13 de abril - dia em que foi registrada a primeira morte pela doença em Campo Grande. A proposta é de autoria do vereador Tiago Vargas (PSD).

"A gravidade da doença vitimou milhares de pessoas no Brasil e no mundo, e inclusive a população desta capital, deixando apenas a lembrança da dor, da angústia, do sofrimento, e para muitos campo-grandenses, a saudade". A data, segundo o parlamentar, é uma 'singela homenagem' às vítimas. 

Na questão jurídica, o vereador cita que o projeto está amparado em legislação e na Lei Orgânica da Câmara. "Entretanto, é notório que o critério de 'alta significação' se encontra suprido, sendo que o assunto versa sobre as vítimas da maior pandemia da história, que tirou a vida de milhares de pessoas pelo mundo". 

Campo Grande tem, segundo boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de sábado (17), 3.585 mortes provocadas pelo coronavírus. 

Desde quinta-feira (15), a Casa de Leis está em recesso parlamentar, que segue até 1º de agosto. Só a partir desta data é que poderão ser analisadas propostas de lei apresentadas antes e durante o período de folga.

Jornal Midiamax