Pular para o conteúdo
Política

Único assentamento ‘criado’ por Bolsonaro em MS nasceu da divisão de projeto do governo FHC

Tamarineiro II Norte, situado em Corumbá, surgiu da cisão de área fundada em 1995 e não beneficiou nenhuma nova família
Arquivo -

Apesar da entrega de títulos definitivos de posse de terras a 307 famílias do Assentamento Santa Mônica na sexta-feira (14), a reforma agrária em segue estagnada desde 2013. De lá para cá, um único assentamento foi “criado” no Estado, mas nenhuma nova família foi beneficiada.

Consta nos relatórios do (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a fundação do Assentamento Tamarineiro II Norte em fevereiro de 2020. Porém, a área nasceu do desmembramento do Tamarineiro II, localizado em Corumbá e criado em 1995, na administração do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Com a cisão, ficaram 243 famílias no Tamarineiro II Sul e outras 76 no Tamarineiro II Norte. Somados, os dois assentamentos têm 10,5 mil hectares.

O último assentamento de fato criado em Mato Grosso do Sul foi o Nazareth, em Sidrolândia. Fundado em 2013, no governo da então presidente , o projeto contempla 171 famílias.

[Colocar ALT]
Presidente Jair Bolsonaro em visita ao Assentamento Santa Mônica – Marcos Ermínio/Midiamax

Palco da visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Santa Mônica nasceu em 2005, durante o primeiro mandato de Lula. No local vivem 713 famílias que antes integravam movimentos sociais de luta pela terra, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Discurso de Bolsonaro em Terenos ignorou reforma agrária

De 2001 até abril deste ano, o Incra expediu 6.876 títulos de concessão de uso ou de domínio definitivo de terras para assentados em Mato Grosso do Sul. A maior parte – exatos 6.492 – foram emitidos até 2018, ou seja, antes de Jair Bolsonaro assumir a presidência.

Um dos primeiros atos de governo de Bolsonaro foi determinar a paralisação dos processos de vistoria e aquisição de terras para a reforma agrária, em março de 2019. Pelo menos 250 processos foram suspensos.

Em seu discurso no Assentamento Santa Mônica, o presidente não fez nenhuma menção à reforma agrária. Ao contrário disso, bradou que seu governo não demarcou terras indígenas ou quilombolas e vendeu projeto que prevê permitir o garimpo de minérios em reservas. A fala completa está disponível aqui.

De acordo com o Incra, 28,1 mil famílias estão assentadas em 206 projetos distribuídos pelo Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pavimentação

Drenagem e asfalto nas ruas de Rio Verde irão custar R$ 15,89 milhões

Pedreiro fica ferido após parede cair durante obra no Novos Estados, em Campo Grande

Investigação mira desvio de função com servidora da educação de Rio Brilhante

‘Para, pai’: Homem é preso após esfaquear esposa em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Gerson aposentados presidente alems assembleia carne

‘Precisa sair do debate político ideológico’, avalia Gerson Claro sobre suspensão de carne para os EUA

Últimas Notícias

Famosos

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

Investigador paranormal, Dan Rivera viajava com Annabelle, a boneca mal-assombrada, quando morreu misteriosamente; entenda

Cotidiano

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Fundação alega que pagam os valores em até 30 dias

Brasil

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Procurador-geral da República propôs somente redução das penas

Opinião

Lições de honestidade de meu velho Pai

Wilson Aquino*