(PSDB-MS) foi eleita terceira-secretária da da Câmara dos Deputados. Ela é a primeira mulher sul-mato-grossense a chegar a um cargo diretivo na Casa.

A eleição foi finalizada hoje (3). Rose era candidata única e recebeu 398 votos. Assim, venceu o pleito em primeiro turno.

“Uma conquista para as mulheres sul mato-grossenses e para todas as mulheres do país”, definiu a deputada em publicação nas redes sociais. “Assumo esta missão sabendo da responsabilidade que terei para cuidar do bem público, de ser transparente em meus atos. Me sinto muito honrada”, completou.

Ex-vereadora por e ex-vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Na terceira-secretaria, a tucana será responsável por atos administrativos como concessão de licenças médicas, avaliação de justificativas de faltas e autorizações de reembolso de gastos com passagens aéreas. 

A eleição para a Mesa Diretora seria realizada ainda na segunda-feira (1º), quando Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Casa. Porém, ao assumir, Lira desfez ato do ex-presidente, (DEM-RJ), que aceitou o registro do bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição. A inscrição foi concretizada minutos após o fim do prazo.

A decisão foi contestada pelo grupo de Rossi, uma vez que os cargos da Mesa são distribuídos proporcionalmente ao tamanho dos blocos registrados. O PSDB de Rose Modesto estava fechado com Baleia Rossi. Após dois dias de articulações, Arthur Lira recuou.

A eleição de hoje foi secreta, como a votação para a presidente. Os deputados escolheram dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. O mandato é válido até 2023.

Com Rose Modesto, veja como ficou a composição da Mesa Diretora:

Presidente: Arthur Lira (PP-AL);
1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);
2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE);
3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS);
4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).