Política

Rose Modesto é candidata única a cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Tucana Rose Modesto, deputada por Mato Grosso do Sul, deve ser eleita segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Jones Mário Publicado em 01/02/2021, às 17h48 - Atualizado às 18h05

Deputada federal Rose Modesto (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)
Deputada federal Rose Modesto (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados) - Deputada federal Rose Modesto (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) foi a única a registrar candidatura a segunda-secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A eleição do presidente da Casa e dos demais integrantes está marcada para 18h (de MS).

Além da segunda-secretaria, primeira e segunda vice-presidência da Mesa também terão candidatos únicos – respectivamente  Marcelo Ramos (PL-AM) e André de Paula (PSD-PE). O prazo para registro de candidaturas se esgotou às 16h. Rose Modesto é a única de Mato Grosso do Sul a disputar um cargo na Mesa Diretora.

Conforme divulgou a Câmara, nove candidatos disputam a presidência da Casa. São eles: Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), André Janones (Avante-MG), Alexandre Frota (PSDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Lira, lançado por bloco de 11 partidos com 236 deputados, e Rossi, lançado por bloco de dez partidos com 210 deputados, protagonizam a disputa. O primeiro é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O segundo tem o endosso de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara.

A sessão de eleição será presencial, no plenário da Casa, e conduzida por Rodrigo Maia. Os candidatos à presidência terão dez minutos para defender suas propostas. A votação é secreta, por meio de 21 urnas eletrônicas distribuídas pela Câmara.

Jornal Midiamax