Pular para o conteúdo
Política

Relator de projeto no Senado, Nelsinho defende distribuição igualitária de vacinas contra covid-19

Para parlamentar de Mato Grosso do Sul, governo federal não pode priorizar estados na distribuição das vacinas contra o novo coronavírus.
Arquivo -

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) defendeu uma distribuição uniforme das vacinas contra a para todos os estados e municípios brasileiros. O parlamentar é relator de aprovado pelo Senado que estabelece critérios técnicos para a partilha das doses, como dados demográficos, epidemiológicos e sanitários.

“Claro que essa determinação, quanto à distribuição, vai depender do tipo de vacina aprovada pela Anvisa, inclusive sobre os tipos de refrigeração, se terão uma logística mais condizente com o território brasileiro, que é continental, com altas temperaturas. Mas o nosso intuito é a garantia de uma distribuição homogênea, transparente e totalmente voltada à sua uniformidade em todo o território brasileiro”, disse Nelsinho, em entrevista à Agência Senado.

“Isso significa que não haverá estado mais priorizado do que outro. A coordenadoria de imunização do Ministério da Saúde promove campanhas denominadas Dia D da Vacinação, e a gente observa que eles têm expertise para esse enfrentamento”, completou.

O projeto relatado pelo sul-mato-grossense também prevê que grupos mais vulneráveis sejam priorizados na vacinação. O texto é de autoria de Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e foi aprovado em dezembro no Senado. Agora, aguarda análise da .

O governo federal segue atrasado na elaboração de um plano nacional de vacinação contra a covid-19. Ainda não há data para o início da imunização, tampouco doses garantidas suficientes para toda a população.

Além disso, o pregão aberto para compra de seringas e agulhas fracassou. Apenas 7,9 milhões dos 331 milhões de itens licitados receberam ofertas.

Com isso, a estratégia mais avançada é a do governo de , que prevê começar a vacinação no dia 25 de janeiro. Mas o estado depende da aprovação da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com chinesa Sinovac, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Governo federal prevê distribuição de 1,7 milhão de vacinas para MS

Mato Grosso do Sul deve receber 1,7 milhão de doses da CoronaVac pelo governo federal, que comprou 100 milhões de doses e garantiu exclusividade do imunizante pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A prefeitura de também manifestou intenção de comprar 343,8 mil doses da CoronaVac e aguarda sinalização do Butantan quanto à disponibilidade. Além disso, encaminha projeto de lei que autoriza compra de vacinas que estão fora dos planos do governo federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Vence licença de Eduardo Bolsonaro que está nos EUA desde fevereiro

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

aeroporto

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Últimas Notícias

Esportes

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Flamengo e o Fluminense se enfrentam no Maracanã pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Transparência

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

Procuradora do MP pede que Justiça mantenha investigados sob monitoramento da tornozeleira eletrônica

Polícia

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Um idoso de 81 anos, morreu nove dias após sofrer acidente no município de São Gabriel do Oeste. Ele estava internado na Santa Casa de Campo Grande desde 10 de julho, entretanto, o óbito foi confirmado às 8h20 de sábado (19). Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pelo filho do idoso, seu pai estava … Continued

Cotidiano

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18)