Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo evita dar prazo para atingir meta de vacinação em MS e condiciona ritmo a Bolsonaro

Governador de MS disse que depende do cronograma do Ministério da Saúde para chegar a uma base de 70% da população imunizada
Arquivo -

O governador (PSDB) evitou estimar um prazo para atingir a meta de vacinar 70% da população sul-mato-grossense contra a covid-19, percentual necessário, segundo o PNI (Plano Nacional de Imunização), para frear significativamente a circulação do vírus. Segundo o tucano, o ritmo da vacinação depende da regularização das entregas de doses pelo governo federal.

“Vejo que tem alguns estados com cronograma de setembro, alguns até mais ousados, mas isso vai depender da oferta de vacinas que advêm do Ministério da Saúde”, disse o governador em entrevista coletiva concedida hoje (15), em (RS), após reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). Os governadores gaúcho e paranaense, respectivamente Eduardo Leite (PSDB) e Ratinho Júnior (PSD), também participaram do encontro.

Reinaldo afirmou que o governo federal não cumpriu com o cronograma de remessa de vacinas aos estados em março, abril e maio. De acordo com ele, devido a entraves diplomáticos com a China e por causa do recrudescimento da pandemia na Índia. Os países asiáticos fornecem o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção da Coronavac e /Oxford, principais imunizantes adotados na vacinação brasileira.

“A gente espera que eles [governo federal] consigam antecipar essas doses que não vieram, muito por conta da falta do IFA. Se cumpridas as entregas, a gente pode, sim, no final de setembro ou começo de outubro ter a base vacinal de 70% da população de ”, completou o governador.

Nas últimas semanas, governadores pelo Brasil têm feito projeções para vacinar toda sua população adulta. Eduardo Leite e Ratinho Júnior prometeram imunizar todos com mais de 18 anos até o fim de setembro. O governador de São Paulo João Dória (PSDB) fala em cumprir a meta até 15 de setembro.

Segundo o “vacinômetro” da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 36,17% da população sul-mato-grossense já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. O Estado tem revezado com o a primeira posição da “corrida” vacinal entre as federações.

Apesar disso, Mato Grosso do Sul segue com índices de ocupação hospitalar superiores a 100% e curva ascendente de contaminações e mortes pela covid-19. Sem vagas, a SES tem transferido pacientes para casas de Saúde de outros estados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Vacinação contra a gripe

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Juiz dá prazo e pede urgência para marcar primeira audiência da 4ª fase da Tromper

Últimas Notícias

Esportes

Tota Magalhães se torna 1ª brasileira a disputar versão feminina da Volta da França

Está é a quarta edição da competição e tem previsão para acontecer no próximo sábado (26)

Cotidiano

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Ação com fumacê visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Polícia

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (21), quando a família foi obrigada a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 60 mil

Polícia

Mais vítimas denunciam pai de santo por abusar sexualmente de adolescentes em Campo Grande

Pai de santo estaria pedindo dinheiro em grupos de WhatsApp para contratar um advogado