Pular para o conteúdo
Política

Quebra de acordo em promulgação da PEC dos Precatórios é apontada por Simone Tebet

Promulgação foi realizada sem trechos apontados na sessão
Arquivo -

Na sessão de promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 23/2021, a PEC dos Precatórios, a senadora (MDB) apontou quebra de acordo por parte do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A parlamentar por expôs que trechos incluídos na promulgação em comum garantiriam espaço fiscal — principal ponto de divergência no Senado durante as discussões da proposta.

Foi apontado que os artigos 4º e 107º não deveriam estar no quadro de textos para promulgação de entendimento em comum entre as Casas. “Nunca vi um acordo de líderes não ser cumprido, acho que faltou de alguma forma o entendimento no texto”, disse Simone.

A senadora destacou que os partidos aprovaram a PEC para viabilizar o Auxílio de R$ 400, para que ‘nenhuma criança passe a dor da neste Natal’. Ela afirmou que o acordo foi fechado desde que “todo esse espaço fiscal, de qualquer dispositivo da PEC, fosse para seguridade social”.

Justificando os artigos no conjunto de promulgações, Pacheco lembrou que “há uma circunstância de estarmos próximos ao final do ano”. Então, deu duas opções para os colegas: “Ou o artigo quarto é integralmente devolvido para a Câmara ou o artigo quarto é promulgado na parte que já foi acordado nas duas Casas”.

Assim, a senadora sul-mato-grossense destacou que “o acordo precisa ser cumprido, para que não abramos precedentes e uma crise dentro desta Casa”.

Contrário a senadora, Pacheco disse que o artigo 107 é ‘idêntico’ nas duas Casas. O presidente do Senado admitiu que o artigo 4 possui discordâncias entre as redações.

Após o debate entre os parlamentares, outros senadores comentaram a situação e apontaram a necessidade de avaliação sobre os trechos citados por Simone. Assim, o texto foi aprovado sem a inclusão destes trechos do artigo 4, que será devolvido para a Câmara dos Deputados. 

“Eu lamento muito, vossa excelência não cumpriu o acordo que fizemos em público”, finalizou Simone apontando a aprovação do artigo 107. Por sua vez, Pacheco disse que “não fez acordo com a senhora [Simone] de não promulgar parte em comum. Não sei qual a intenção da senhora com essa polêmica toda, minha intenção é o Bolsa Família”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Direto da UTI, Bolsonaro dá entrevista e reafirma que está enfrentando um julgamento político

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"

Polícia

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Homem de 48 anos é acusado de atirar em outro de 28 anos e, depois, fugir em direção ao município de Caracol