Projeto que proíbe uso de ‘todxs’ em MS é aprovado e segue para 2ª discussão na Alems

Projeto recebeu 20 votos favoráveis durante sessão da Alems

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto proíbe uso de variações da língua portuguesa.
Projeto proíbe uso de variações da língua portuguesa.

Nesta quarta-feira (3), deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram a proibição do uso de ‘todes’ ou ‘todxs’ no Estado. O projeto de lei nº 212/2021 segue para segunda discussão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

O projeto de autoria do deputado Márcio Fernandes (MDB) recebeu 20 votos favoráveis e 2 contrários. A proposta visa coibir a flexão de gênero na língua portuguesa, como uso de palavras neutras ‘todes’ e ‘todxs’.

Votaram contra o projeto os deputados Amarildo Cruz (PT) e Pedro Kemp (PT). “Nós não temos competência para legislar sob a língua portuguesa”, afirmou Kemp.

O deputado disse ainda que “nenhuma lei vai impedir que a língua continue a sofrer variações ao longo do tempo”. Para Kemp, a proposta “tenta engessar a variação da língua”.

Entre os favoráveis, o deputado Evander Vendramini (PP), disse que se pudesse “votava 10 vezes sim”. Já Herculano Borges (Solidariedade) considera o projeto como uma “forma de proteção à língua portuguesa”.

“Precisamos aprovar rápido o projeto”, destacou João Henrique Catan (PL). O deputado Marçal Filho (PSDB) disse que teve dúvidas sobre o projeto, pois acredita que “devemos deixar nossa língua livre, mas com licença poética e não como culta”.

Assim, considera que “as modificações feitas protegem nossa língua culta, o mérito do projeto não vejo inconstitucionalidade e não tem problema de ordem formal”.

Conteúdos relacionados

figueirão juvenal consolaro