Projeto prevê pingente em cães com contato do tutor para agilizar regaste de animais perdidos
Legislação estabelece regras voltadas ao bem-estar animal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande prevê que todo cão deverá portar um pingente com número de telefone ou outra forma de contato de seu tutor e também a proibição de adotar por parte de quem tiver cometido maus tratos contra animais domésticos. Essas e outras medidas, se forem aprovadas, serão acrescentadas à legislação municipal que já existe sobre o assunto.
De autoria do vereador Professor André Luis (Rede), a proposta tem o objetivo de evitar o abandono ou perda de cães e ‘atribuir maior eficiência no resgate e recuperação de animais perdidos’. A lei que já existe prevê instalação de microchip, mas, segundo o autor, a medida ‘limita desmasiamente sua aplicabilidade, pois somente certas clínicas veterinárias possuem o leitor de identificação específico, de maneira que o resgate se torna mais moroso, difícil e custoso”.
Outro acréscimo à regulamentação vigente define que animais vítimas de maus tratos, resgatados pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), sejam acolhidos em espaço destinado exclusivamente para este fim ou, ainda, possam ser encaminhados para Associações de Animais ou Lares Temporários cadastrados na subsecretaria.
O projeto de lei será analisado pelas comissões relacionadas ao assunto e, depois, será votado em plenário. A Prefeitura de Campo Grande precisa sancionar, para as regras passarem a valer.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.