Para promover a segurança dos ciclistas, o projeto de lei nº 10.291/2021 prevê a implantação de ciclovia no canteiro central da avenida Mato Grosso. A proposta foi protocolada na Câmara de Campo Grande nesta quinta-feira (16).

A ciclovia será apenas para trânsito de bicicletas, triciclos, bicicletas de carga e e-bikes. Se aprovado, o projeto será financiado por dotações orçamentárias.

Então, a proposta define que a ciclovia seria implantada na avenida Mato Grosso, entre as avenidas Presidente Ernesto Geisel, no Amambai, e Avenida Nelly Martins, no Monte Carlo. Além de facilitar a locomoção dos ciclistas com segurança, a proposta tem como justificativa desafogar o fluxo das faixas destinadas aos veículos automotores.

Autor do projeto, o vereador Gilmar Cruz (Republicanos) afirma que além dos ciclistas, pedestres e motoristas teriam mais segurança para transitar. A implantação poderia aumentar a quilometragem de ciclovias em Campo Grande.

Conforme o projeto, atualmente Campo Grande tem mais de 90 quilômetros de ciclovias, de acordo com Mapa Cicloviário Colaborativo de Campo Grande. O mapa foi feito por ciclistas com apoio do (Instituto Municipal de Planejamento Urbano). O projeto ainda deve ser votado pelos vereadores.