Pular para o conteúdo
Política

Projeto em MS pode proibir bancos de oferecer empréstimos por telefone

Autor argumenta que operações geram vantagem a instituições em detrimento dos clientes
Arquivo -

Tramita na (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que pode proibir instituições financeiras de ofertar ou celebrar empréstimos com aposentados e pensionistas. A matéria é de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB).

A operação só pode ser feita se o cidadão contatar diretamente a instituição. A partir disso, é obrigatório o envio do contrato impresso ao cliente.

O descumprimento acarreta em violação do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e multa a ser estabelecida pelo (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor

Na justificativa, Câmara argumenta que os aposentados e pensionistas contratam empréstimos sem poder avaliar os riscos, além de serem constantemente importunados pelo telefone.

“Todavia, conclui-se que, nas contratações de empréstimos consignados feitas por telefone é impossível a instituição financeira cumprir todos os requisitos previstos no Código de Defesa do Consumidor o que gera a vantagem em favor da instituição em função da idade e saúde do consumidor a invalidade dos contratos firmados por meio telefônico”, escreveu.

O parlamentar sustentou que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela constitucionalidade de uma lei semelhante do Paraná. “Segundo a relatora, ministra Cármen Lúcia, as balizas fixadas na lei estadual visam à segurança jurídica e à transparência na concessão de empréstimos a esse grupo, inclusive com a exigência de assinatura em contrato e de apresentação de documento de identidade idôneo”, pontua.

Se a proposição receber parecer favorável à sua tramitação pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário e sancionada pelo governador (PSDB), torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação no DOE (Diário Oficial Eletrônico).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com brasileiro em 12°, GP da Espanha termina com quebra de hegemonia em vitória de Piastri

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

Comemoração pós-vitória do PSG termina com torcedores mortos e policial em coma na França

Pantanal Film abre cadastro para cineclubes de todo Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, morre aos 70 anos

Últimas Notícias

Polícia

Rapaz é ferido a tiros por trio encapuzado em casa abandonada em Itaquiraí

Munição ficou alojada no fêmur da vítima

Política

Ex-secretário de Bernal, Wanderley Ben Hur morre aos 64 anos em Batayporã

Ele teria relatado fortes dores à esposa, que acionou amigos para prestarem socorro, mas ele não resistiu.

Polícia

Homem é encontrado morto com sinais de violência em calçada

Outro homem foi visto com as mãos sujas de sangue se dirigindo ao mercadão da cidade

Polícia

Homem é morto a tiros na frente do filho de 5 anos e esposa fica ferida

Companheira da vítima também teria sido atingida pelos disparos