O prédio da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) pode receber o nome do Delegado Mikhail Alessandro Gouvea Faria. O projeto do Executivo prevê homenagem ao delegado, que faleceu em acidente logo após assumir a delegacia especializada.

Protocolado na última sexta-feira (20), o projeto foi recebido em 19 de agosto. A sede da Deleagro é localizada em Campo Grande e pode ter a denominação do delegado.

Mikhail faleceu em grave acidente de carro na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande. O texto do projeto destaca que, naquele dia, o delegado voltava de uma operação policial, realizada em Ponta Porã.

Assim, a proposta do Executivo ressalta que “o homenageado possui biografia exemplar e escorreita, da qual durante sua vida profissional recebeu condecorações e elogios pelos bons serviços prestados aos munícipes dos locais onde esteve lotado e ao estado de Mato Grosso do Sul”.

Delegado Mikhail

Natural de Pirajuí (SP), o Delegado Mikhail atuou por 7 anos na Polícia Civil e faleceu em um acidente na BR-060, em Sidrolândia, no dia 6 de maio deste ano, aos 42 anos, quando voltava de operação de combate ao abigeato (furto de gado) no interior do Estado.

Semanas antes, Mikhail assumiu a Deleagro em Campo Grande. Ele foi aprovado no concurso público da PCMS em 2014, quando foi lotado na Delegacia de Polícia de Amambai. Logo foi promovido a delegado regional adjunto da Delegacia Regional de Ponta Porã, em 2018.

No final de 2019, Mikhaill foi transferido para Campo Grande e trabalhou na 1ª Delegacia de Polícia e na 6ª DP, antes de assumir a Especializada. 

O Conselho Superior da Polícia Civil aprovou a alteração do nome da Deleagro para homenagear o delegado. Então, a delegacia passou a ser denominada como: Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato Delegado Mikhail Alessandro Gouvea Faria.

Acidente e morte

Aos 42 anos, o delegado que sofreu um acidente entre carro e um caminhão na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, foi a óbito no início da noite de 6 de maio de 2021. O delegado conduzia um Volkswagen Gol que se envolveu em acidente com um caminhão boiadeiro na BR-060.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele chegou a ser levado intubado para atendimento médico na Santa Casa Capital. Ele foi socorrido inicialmente por uma ambulância privada que passava pelo local. Porém, o delegado faleceu na Santa Casa.

O motorista do caminhão, que seguia para Nioaque, disse que desviou para não atingir frontalmente o carro do delegado, que acabou colidindo no tanque de combustível. Após a batida, o veículo capotou em uma pequena ribanceira nas margens da pista. O delegado teve fratura na perna esquerda, luxação no braço direito e região pélvica. Ele conseguiu sair do carro sozinho, antes que o veículo pegasse fogo.