Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) quer que doadores de sangue tenham preferência na fila para vacinação contra a .

A proposta é de autoria do deputado (sem partido). Segundo o texto, fica assegurado o direito de preferência à vacinação contra o vírus da Covid-19, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), aos doadores voluntários de sangue de Mato Grosso do Sul. 

Os doadores precisam estar devidamente cadastrados no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul-HEMOSUL, que comprovem a efetiva regularidade dessa condição, pelo prazo de, no mínimo, seis meses.

Consta na justificativa do projeto de lei que os estoques do Hemosul estão baixos e a doação de sangue pode salvar vidas. “A presente proposição legislativa tem por objetivo assegurar o direito de preferência à vacinação contra o vírus da Covid-19 para os doadores de sangue”.

O projeto de lei precisa passar pela (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se for aprovado, a proposta será votada em plenário.