A deputada federal Rose Modesto (-MS) disse nesta quinta-feira (18) que as novas medidas restritivas em Campo Grande para conter a pandemia de Covid-19 são necessárias, mas os governos federal e estadual precisam apoiar o empresariado. “Precisamos ouvir as autoridades, mas o governo também tem que ajudar”, frisou.

Com bandeira cinza no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), o prefeito (PSD) descartou o lockdown na Capital, mas decidiu antecipar feriados para forçar o funcionamento de serviços essenciais, como recomenda o programa estadual.

“Vida é prioridade, mas os governos precisam atender o setor produtivo, reduzindo ou zerando sobre combustível, sobre alimentos. O Brasil todo está entrando em colapso, mas não dá para não deixar de olhar para o setor empresarial”, afirmou.

Sobre o lockdown, Rose disse que a decisão cabe às autoridades de saúde. “Temos que ouvir as autoridades da saúde. Quanto mais contágio, menos atendimento teremos”, frisou.

Entenda

O Governo do Estado atualizou nesta quinta-feira (18) o mapa do Prosseguir e é a única cidade com bandeira cinza. É a primeira vez no ano que a Capital entra na classificação mais rígida do programa.

A ocupação de leitos está acima do limite reconhecido pelo Ministério da Saúde. Com 107% das UTIs lotadas, Campo Grande tem mais leitos do que o oficial, o que faz com que o índice esteja acima dos 100%, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, a prefeitura decidiu antecipar feriados. Sem lockdown, a expectativa é que haja diminuição do contágio nos dias em que apenas os serviços essenciais vão operar.

“Há um prazo para evitarmos esse colapso. Acontece que as pessoas que ocupam os leitos de UTI, muitos deles não vem da Covid, a gente evitando a circulação de pessoas e diminuindo os horários da noite, podemos cuidar de quem está com Covid”, disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD).