Política

Comissão presidida por Nelsinho reúne países para discutir sobre Amazônia nesta quarta

Reativado e sob o comando do senador Nelson Trad Filho (PSD), o Parlamento Amazônico se reúne nesta quinta-feira (4), a partir das 10 horas de Brasília, para eleição dos vices-presidentes que atuarão entra 2021 e 2022. As informações são da Agência Senado. O grupo reúne representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Guiana, Suriname e […]

Mayara Bueno Publicado em 04/02/2021, às 07h37 - Atualizado às 10h19

Senador Nelsinho Trad (PSD/MS). (Foto: Roque de Sá/Agência Senado).
Senador Nelsinho Trad (PSD/MS). (Foto: Roque de Sá/Agência Senado). - Senador Nelsinho Trad (PSD/MS). (Foto: Roque de Sá/Agência Senado).

Reativado e sob o comando do senador Nelson Trad Filho (PSD), o Parlamento Amazônico se reúne nesta quinta-feira (4), a partir das 10 horas de Brasília, para eleição dos vices-presidentes que atuarão entra 2021 e 2022. As informações são da Agência Senado.

O grupo reúne representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Guiana, Suriname e Equador e tem o objetivo de estabelecer políticas integradas entre estes países, para estreitar relações sobre questões voltadas à Amazônia. Ainda de acordo com o Senado, o Parlamaz, como era chamado, foi criado em 1989, mas estava inativo há pelo menos oito anos.

Senador sul-mato-grossense já tinha anunciado intenção de reativar o parlamento em maio do ano passado, mas a pandemia de coronavírus adiou a medida. Em dezembro passado, o colegiado foi reativo e Nelsinho eleito presidente.

Depois da fundação, o Parlamento Amazônico funcionou por certo período, mas foi desmobilizado. Foi reativado então em 2001 e nova paralisação ocorreu nos anos seguintes – em 2004, nova tentativa de reativação.

Quando anunciou que o grupo seria retomado, Nelsinho afirmou que aquele era um passo fundamental para garantir a conservação da Floresta Amazônica. “Nosso único objetivo é garantir a preservação dessa benção divina em nossos territórios”, afirmou na ocasião.

Jornal Midiamax