Pular para o conteúdo
Política

Podemos discute rumos para 2022 sem confirmar candidatura ao Governo de MS

Partido cita Rose Modesto, mas faz segundo evento sem a presença da deputada federal
Arquivo -
Sérgio Murilo Mota
Sérgio Murilo Mota

O reuniu na manhã desta sexta-feira (5), em , representantes das Executivas municipal e nacional para discutir temas políticos e administrativos do partido em Mato Grosso do Sul. De acordo com Sérgio Murilo Mota, presidente estadual da legenda, apesar do interesse na deputada federal (), ainda não há confirmação de pré-candidato ao Governo do Estado.

Sérgio disse ao Midiamax que tenta, há pelo menos dois anos, integrar Rose ao Podemos e ainda aguarda uma definição. Porém, a deputada não se manifesta sobre o assunto. Independentemente disso, ele garante que vai apoiá-la no próximo pleito mesmo se ela estiver em outro partido. 

Neste sentido, Sérgio afirmou que Rose recebeu convite da senadora Soraya Thronicke (PSL) para sair como candidata ao governo pelo União , uma fusão entre PSL e DEM. “Se isso se concretizar, o Podemos vai apoiar o União em apoio a Rose”, disse ele. “Quem tem que ser protagonista é aquilo que é o melhor para o Estado”, completa.

A expectativa era de que Rose comparecesse ao evento pela manhã, mas até o fechamento desta edição ela ainda não havia chegado. A assessoria informou que ela poderia aparecer na hora do almoço e que o atraso se deu em razão de agenda com vereadores do interior.

O presidente estadual do Podemos lembrou também que não vai se candidatar, mas em contrapartida, o partido deve lançar nove candidatos a deputado federal e outros 25 a candidato estadual. No próximo dia 10, Sérgio vai a Brasília (DF) acompanhar a filiação do ex-ministro Sérgio Moro ao Podemos.

[Colocar ALT]
Bruno, à esquerda, e Luís França, à direita, secretários da Executiva Nacional do Podemos. Foto: Marcos Ermínio

Executiva Nacional

O secretário nacional do Podemos, Luís França, lembrou que caso não seja possível a candidatura de Rose, a direção estadual está livre para decidir se vai lançar candidatura própria ou se seguirá apoiando a deputada federal em outro partido. Reforçou ainda que a Executiva nacional não irá impor nenhum obstáculo, para que a direção local da legenda tenha liberdade para se articular.

Por sua vez, Bruno Ornelas, secretário nacional de coordenação política do Podemos, se mostrou mais otimista. Ele disse que Rose só não aceitou ainda o convite porque está como deputada federal filiado ao PSDB e a abertura da janela partidária será somente em abril de 2022. “Com certeza ela vem para o Podemos”, declarou. Ele ainda ressaltou que a chegada de Moro reforça a credibilidade do partido no cenário nacional.

Postulantes

O ex-vereador André Salineiro esteve no evento. Ele participou das eleições municipais no ano passado como vice-prefeito ao lado do promotor Sérgio Harfouche, pelo Avante, mas não foi eleito. Em dezembro, finalizou o mandato como vereador e em janeiro retornou às atividades como policial federal. Desde o início do ano, trocou de partido e filiou-se ao Podemos. Por enquanto, segue com futuro indefinido no que diz respeito a disputar algum cargo no ano que vem.

“Sei que estou atrasado, mas ainda não sei se vou disputar”, afirmou. Salineiro disse ainda que optou por mudar de legenda em busca de mais autonomia. Ele queria estar em um grupo que permitisse ter mais liberdade para agir e, após receber convite dos dirigentes, aceitou a mudança. “Vim para fazer a diferença”.

A delegada Sidneia Tobias, candidata não eleita à Prefeitura de Campo Grande no ano passado, com 19.103 votos, mantém o interesse em disputar como deputada federal, mas alegou estar à disposição do partido. “Se quiser que eu concorra em outro cargo, vou para outro cargo”, pontuou. O vereador Ronilço Guerreiro esteve presente, juntamente a outras lideranças do Podemos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semana encerra com 1,8 mil vagas na Funsat em Campo Grande

Filho de Luciano Huck termina com Duda Guerra após polêmica, diz colunista

Foragido da Justiça é preso após jogar arma no quintal da vizinha

Irmão de vereador ganha cargo de assessor chefe na prefeitura de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra perseguição da PRF contra traficante que carregava drogas em caminhonete em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Novo pontífice pediu pela paz "desarmada e desarmante" e aos fiéis em guerras na Ucrânia e Gaza

Trânsito

Motorista bêbado bate em poste que fica pendurado e deixa moradores sem luz em Campo Grande

Equipes da Energisa fazem a troca do poste de iluminação

Brasil

Lula assiste a desfile militar e faz reunião com Putin na Rússia

Viagem do presidente brasileiro tem sido criticada por simbolizar espécie de apoio diplomático a um líder autocrata

MidiaMAIS

Agendão: Espetáculos de teatro, bazar beneficente e feiras culturais animam fim de semana em Campo Grande

Confira eventos gratuitos realizados em Campo Grande neste fim de semana