Nesta quinta-feira (30), a senadora sul-mato-grossense (PSL) considerou que o empresário Otávio Fakhoury faz parte do grupo de “pessoas pequenas”. Ouvido pela CPI, o empresário teve uma publicação exposta, que ofende o senador do Espírito Santo, Fabiano Contarato (Rede Sustentabilidade). O próprio parlamentar comentou o post e apontou a situação de homofobia que viveu.

“Pessoas brilhantes falam sobre ideias, pessoas medíocres falam sobre coisas, e PESSOAS PEQUENAS falam sobre outras pessoas (Dick Corrigan)”, publicou a senadora de MS. Soraya disse ainda que “se quer aparecer, faça algo que possa ser admirado. Quem nada constrói, gasta tempo destruindo”.

Por fim, afirmou solidariedade ao colega de CPI. A situação foi comentada por Contarato nesta quinta-feira (30) durante sessão da Comissão.

O senador destacou que o post utilizado para fazer a publicação continha um erro de grafia. No entanto, disse que ficou admirado por ver alguém de maioridade se propor ao papel homofóbico. “O senhor é casado, tem filhos, a sua família não é melhor que a minha”. 

Ele lembrou ainda que o STF (Supremo Tribunal Federal), tardiamente, criminalizou a homofobia, equiparando com racismo. “O mesmo Supremo que o senhor defende para extinguir”, apontou ele.

Em relato humanizado, ele disse que foi difícil expor a vida pessoal, família e filhos para falar sobre a publicação. “Mas é necessário, para que outros não sofram o mesmo. Porque se o senhor faz isso comigo, sendo um senador da república, imagine em um Brasil que mais mata LGBTQIA+”, afirmou.

“Então o mínimo que o senhor deveria fazer é pedir desculpa não só a mim, mas sim a toda a população LGBTQIA+”, ressaltou. Por fim, o senador pediu que os prints fossem encaminhados para as autoridades policiais. Assim, disse que irá apurar a responsabilidade por crime de homofobia.