Política

Parlamentares de MS homenageiam aniversário da Constituição

Constituição Federal foi promulgada há 33 anos

Marcelo Nantes Publicado em 05/10/2021, às 15h54

Ex-presidente da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães promulga a Constituição Federal, em 1988
Ex-presidente da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães promulga a Constituição Federal, em 1988 - Site Toda Matéria

Um senador, quatro deputados estaduais e um vereador lembraram e homenagearam o aniversário da Constituição Federal (CF 88). A lei maior do País foi promulgada em 5 de outubro de 1988, pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães (MDB).

Ambos, a Constituição e o falecido político - até hoje uma referência de retidão republicana - mereceram comentários nas redes sociais de alguns dos políticos do Estado.

“O maior símbolo de redemocratização”, citou o senador Nelsinho Trad (PSD). O deputado estadual Capitão Contar (PSL) também usou o mesmo substantivo para a homenagem: “Um verdadeiro símbolo da defesa da liberdade…”.  

O também deputado estadual Gerson Claro (PP) destacou uma das frases mais lembradas do ex-político: “Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”. A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) lembrou o nome mais relacionado à CF 88, ‘A Constituição Cidadã”.

O deputado estadual Felipe Orro (PSDB) preferiu destacar as conquistas que a CF 88 deixou para os brasileiros, como o SUS (Sistema Único de Saúde) e a importância da biodiversidade e a proteção do meio ambiente. 

O vereador Beto Avelar (PSD) foi o único na Câmara Municipal a recordar o aniversário da principal fonte de leis do País.

Jornal Midiamax