O gerente da Agência Regional de Trânsito de , José Everaldo Tomaz Borges, foi às redes sociais para ironizar ação de da prefeitura sobre medidas de biossegurança contra a pandemia de covid-19.

“Ou coloca ou eu te multo”, escreveu em seu perfil no Facebook, ontem (15), segundo noticiou o Jardim News. Junto com a reclamação, Borges publicou uma foto sua usando uma máscara com o número 45 e as iniciais de Guilherme Monteiro (PSDB), ex-prefeito de Jardim, derrotado por Dra. Clediane (DEM) nas eleições de 2020.

Para completar o deboche, o gerente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) em Jardim ainda usou as hashtags “povo arrependido” e “garrando (sic) nojo”. Mais tarde, ele apagou a postagem.

José Everaldo Borges fez a publicação no mesmo dia em que a atual prefeita acompanhou fiscalização da Vigilância Epidemiológica no Centro e nos bairros da cidade. Durante a diligência, foram entregues materiais de apoio e máscaras.

Nomeado por Reinaldo no Detran invoca tucano derrotado em Jardim para ironizar ação contra covid-19
Dra. Clediane, prefeita de Jardim, durante fiscalização (Foto: Reprodução/Facebook)
Nomeado por Reinaldo no Detran invoca tucano derrotado em Jardim para ironizar ação contra covid-19
Publicação de José Everaldo ironizando ação de enfrentamento à covid-19 (Foto: Reprodução/Jardim News)

Jardim está sob toque de recolher, das 22h às 5h, e impõe medidas restritivas ao comércio e à circulação de pessoas. Isto porque as contaminações pela covid-19 voltaram a subir no município, com 82 casos e quatro mortes nas últimas três semanas, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Mais tarde, o gerente do Detran-MS em Jardim apagou a publicação. Ele é comissionado do governo estadual desde 2015, quando foi nomeado por (PSDB) para cargo na Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Após quatro anos, foi designado para o departamento de Trânsito.

Antes, em 2014, atuou como assessor parlamentar no gabinete do então deputado Marcio Monteiro, hoje conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) e denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa junto com Reinaldo. Marcio é pai de Guilherme Monteiro, ex-prefeito de Jardim.

A reportagem não encontrou José Everaldo Borges para comentar o assunto.

Em nota, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, disse condenar “qualquer tipo de atitude jocosa com qualquer detentor de órgão publico ou mandato, independente de partido político”. Ainda segundo ele, o “assunto vai ser analisado para verificar quais atitudes deverão ser tomadas”.

*texto alterado às 13h05 para acréscimo de posicionamento do diretor-presidente do Detran-MS.