O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estará, nesta quarta-feira (28), em Corumbá, para participação do projeto Ilumina Pantanal, que é a universalização do acesso à energia elétrica no Pantanal, abrangendo sete municípios e mais de duas mil famílias, entre pequenas, médias e grandes fazendas e comunidades ribeirinhas.
A agenda está marcada para às 8h30 e terá a participação do diretor-presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhaes. Executora do projeto, a Energisa está investindo R$ 134 milhões — recursos do Programa Luz Para Todos — e atenderá a 2.167 moradias até meados de 2022.
O ato oficial será realizado às 8h30 no Porto São Pedro, situado às margens do Rio Paraguai (borda da Serra do Amolar), ao norte de Corumbá. A propriedade já conta com as placas de geração solar. Após o marco, o ministro e o diretor-presidente da Energisa visitarão um morador ribeirinho, também beneficiado.
Fazendeiros e comunidades tradicionais beneficiados vivem em uma área de 90 mil km² nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Do total de residências, 77 serão beneficiadas com o modelo tradicional de transmissão de energia elétrica. As outras 2.090, receberão o modelo de geração solar.
Com assessoria*