Pular para o conteúdo
Política

Ministério Público opina para TSE manter decisão que elegeu Delei e tirou Dharleng da Câmara

Procuradoria-Geral Eleitoral rebateu argumentos de Dharleng Campos e de seu partido, o MDB, contra decisão favorável a Delei Pinheiro (PSD).
Arquivo -

O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela rejeição do recurso da ex-vereadora e de seu partido, o MDB, contra a decisão que acabou por eleger Delei Pinheiro (PSD) à Câmara Municipal de . Dharleng recorre ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para reverter a sentença e, assim, voltar à Casa de Leis.

O parecer, assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Góes, recomenda conhecimento parcial do recurso, mas também seu improvimento. A peça data da última terça-feira (19).

A Procuradoria-Geral Eleitoral rebateu argumentos da ex-vereadora e de seu partido. Entre eles, o de que o precedente usado no julgamento do (Tribunal Regional Eleitoral) não seria aplicável ao caso de Delei Pinheiro. Brill de Góes também afastou a possibilidade de cerceamento de defesa.

Além disso, o vice-procurador-geral eleitoral concordou com a sentença do TRE-MS ao entender que o vereador do PSD conseguiu regularizar sua situação perante a antes da diplomação. Delei teve registro de candidatura negado em primeira instância porque faltou ao recadastramento biométrico de 2018.

O recurso de Dharleng Campos e do MDB contra decisão favorável a Delei Pinheiro foi distribuído a Mauro Campbell Marques. Caso o ministro do TSE mantenha o acórdão do tribunal regional, o parlamentar do PSD seguirá como vereador. Ele e os demais eleitos em 2020 já foram diplomados e empossados.

Caso o magistrado reverta a decisão, Delei pode ter diplomação e posse cassados e o TRE-MS precisaria fazer uma nova totalização dos votos. Assim, Dharleng garantiria sua reeleição.

Delei fez 3.850 votos nas eleições de 15 de novembro, que ficaram anulados sub judice até o TRE-MS reformar decisão e deferir sua candidatura.

Já Dharleng Campos era a vereadora eleita com menor desempenho, 1.782 votos, quando o acórdão validou os votos do adversário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Irmão de Beto Pereira pede para deixar cargo de adjunto da Setesc

ônibus

VÍDEO: Motorista de ônibus do Consórcio Guaicurus é flagrado jogando bets e dirigindo em Campo Grande

A próxima etapa será a entrega dos equipamentos tecnológicos às unidades de saúde

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Secretaria de educação divulga resultado de seleção para auxiliar pedagógico; confira

Últimas Notícias

Famosos

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

Thales Bretas selecionou três itens de luxo do ator Paulo Gustavo para um leilão beneficente; confira quais são os objetos

MidiaMAIS

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

Objetos estavam no carro do ex-goleiro Bruno Fernandes quando foram apreendidos

Polícia

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Homem devia R$ 1,2 mil aos autores

Polícia

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

O crime estaria relacionado à disputa por pontos de tráfico de drogas