Pular para o conteúdo
Política

MDB confirma Simone Tebet como candidata do partido à presidência do Senado

MDB escolheu Simone Tebet para a disputa da presidência do Senado. Sul-mato-grossense pode ser a primeira mulher a comandar a Casa.
Arquivo -

A senadora Simone Tebet será a candidata do MDB à sucessão de (DEM-AP) na presidência do Senado. A definição saiu na tarde de hoje (12).

Simone vem aglutinando apoios fora da bancada emedebista. O endosso de integrantes do grupo suprapartidário “Muda Senado”, que reúne parlamentares de legendas como e Cidadania, pesou a favor da sul-mato-grossense. Além disso, a debandada do PT para o lado de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato preferido de Jair Bolsonaro (sem partido), também contribuiu.

Isto porque a senadora tinha a concorrência interna de Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido, que teria mais chances de reunir o grupo petista. O MDB já havia definido que seria candidato aquele que angariasse mais apoios fora da bancada.

Antes, outros dois colegas de partido já haviam desistido – Eduardo Gomes (TO) e Fernando Bezerra Coelho (PE) -, respectivamente líderes do governo de Jair Bolsonaro no Congresso e no Senado. A dupla pulou fora em função do apoio do presidente ao nome de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também candidato de Alcolumbre e principal adversário de Simone Tebet.

Reunida hoje para a filiação dos senadores Rose de Freitas (ES) e Veneziano Vital do Rêgo (PB), a bancada do MDB decidiu antecipar a definição do nome para a disputa pelo comando da Casa. O time emedebista agora tem 15 integrantes, maior do Senado.

“Com humildade eu recebo essa missão, dizendo que é uma missão do MDB, é um projeto do MDB, mas mais do que isso: é um projeto do Senado Federal e do Brasil”, disse a sul-mato-grossense há pouco, em anúncio oficial de sua candidatura.

Simone Tebet já tentou concorrer à presidência em 2019, mas bateu de frente com o grupo de , do MDB de Alagoas, e desistiu. Hoje ela preside a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e pode ser a primeira mulher a assumir o comando do parlamento. Ela tenta seguir a trajetória do pai, Ramez Tebet, que presidiu a Casa entre 2001 e 2003. Ramez morreu em 2006.

Voto a voto

O candidato governista Rodrigo Pacheco já teria 32 votos a seu favor, inclusive da bancada do PT. Segundo o site Congresso em Foco, especializado na cobertura do Legislativo em (DF), Simone Tebet empata a disputa se selar os apoios sinalizados por Podemos (10 senadores) e PSDB (7).

Então, sobram os ditos “independentes”, como o PSL e o Cidadania. Os dois, porém, cogitam lançar candidaturas próprias, respectivamente Major Olímpio e Jorge Kajuru.

São necessários pelo menos 41 votos para garantir a eleição. O pleito é secreto e “traições” não são descartadas.

*texto alterado às 17h10 para acréscimo de pronunciamento da senadora Simone Tebet.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Dez pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações