Pular para o conteúdo
Política

Mandetta e mais cinco pré-candidatos a presidente divulgam Manifesto pela Consciência Democrática

Ex-ministro da Saúde articulou a confecção da carta
Arquivo -

Em meio à crise militar no governo Jair Bolsonaro (sem partido) que coincide com o aniversário do golpe militar, o “Manifesto pela Consciência Democrática” foi articulado e divulgado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). Mais cinco pré-candidatos à Presidência também assinam a carta. 

A divulgação ocorreu na última quarta-feira (31), um dia depois da renúncia coletiva inédita dos três comandantes das Forças Armadas, maior crise militar desde 1977.

Mandetta sugeriu a ação conjunta em reação às trocas feitas por Bolsonaro nos ministérios, que levaram à demissão do general Fernando Azevedo da Defesa e à saída da cúpula das Forças. O texto foi redigido entre esta terça (30) e quarta-feira (31).

Além de Mandetta, assinam o texto: Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Amoêdo (Novo), João Doria (PSDB) e (sem partido). 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-ministro da Saúde afirma que a luta pela é uma marca do povo brasileiro. “Iniciou nas Diretas Já e caminhou com a constituição cidadã com um país em construção democrática”.

Mandetta diz ainda que mais do que nunca, é preciso saber zelar pela democracia. “Por isso, o manifesto pró-democracia é para todos aqueles que sabem qual é o caminho seguro”.

Segundo a Folha de São Paulo, cotados para a disputa do ano que vem, os pré-candidatos dialogam com forças de centro, direita e esquerda e fazem oposição a Bolsonaro. O presidente não é citado na carta, que alerta para a ideia de que “o autoritarismo pode emergir das sombras” quando sociedades se descuidam da defesa dos valores democráticos.

Documento

No documento, os signatários relembram os esforços pela conquista da democracia depois da (1964-1985) e dizem que a saída do regime autoritário se deu pela união de “diferentes forças políticas no mesmo palanque”, com o movimento das Diretas Já, publicou a Folha de São Paulo.

“Três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada. A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da Democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores”, afirma o texto.

Os autores sustentam ainda que a democracia “é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar” e relacionam o regime a valores como Constituição, liberdade, justiça, igualdade, respeito, prosperidade e solidariedade.

“Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado.”

A carta afirma ainda, em tom de alerta, que “exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos”.

Por fim, os subscreventes pedem que homens e mulheres que apreciam a liberdade, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, “devem estar unidos pela defesa da consciência democrática”.

“Vamos defender o Brasil”, concluem.

Foi criado um grupo de mensagens que incluiu todos os pré-candidatos para a confecção da carta. A adesão, segundo pessoas que acompanharam as negociações, foi rápida, já que a bandeira da defesa da democracia é consensual. Para eventuais alianças partidárias, aí as dificuldades tendem a ser maiores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Últimas Notícias

Brasil

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta aviões no Paranoá

Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo ainda direcionou mensagens ao vice-presidente do Brasil

Brasil

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ex-presidente não escondeu a surpresa e indignação após ser alvo da operação da PF

Transparência

Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar terra indígena em Dourados

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu