Jorge Kajuru (Cidadania-GO) anunciou há pouco, da tribuna do plenário do Senado, que retirou sua candidatura à presidência da Casa. O gesto, segundo ele, é em apoio a (MDB-MS), em quem o parlamentar declarou voto.

Kajuru criticou a “debandanda” do MDB da base de apoio à Simone e rasgou elogios à sul-mato-grossense. “Como eu poderia manter minha candidatura atrás de votos? Estou retirando minha candidatura, oferecendo meu apoio a ela. O que fizeram com a Simone não tem cabimento. Os meus planos para esse Senado mudar de verdade estão nas mãos dela”, disse.

O alinhamento de Jorge Kajuru com Simone já era esperado. Ele chegou a dizer que sua candidatura era apenas uma forma de . Seu partido, o Cidadania, foi um dos primeiros a declarar apoio à candidatura da emedebista.

Simone entra oficialmente na pela presidência do Senado pela primeira vez. Se eleita, além de terceira sul-mato-grossense a chegar ao cargo, será a primeira mulher a comandar o Congresso Nacional.

Instantes antes da sessão para eleição ser instalada, Simone disse esperar uma votação “tranquila” e desejou “que o vencedor possa colocar em prática as promessas que prometeu, principalmente a independência do Senado para os tempos que virão”.

A eleição é realizada na tarde de hoje e transmitida ao vivo. Assista abaixo: