Pular para o conteúdo
Política

João Henrique Catan propõe CPI da Covid e Contar é primeiro a assinar requerimento na Alems

CPI da Covid quer investigar recursos federais que devem ser aplicados para combater à Covid-19 em MS
Arquivo -

Após o deputado estadual João Henrique Catan (PL) propor abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, o deputado Capitão Contar (PSL) já assinou o requerimento para instaurar a comissão na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

De acordo com Contar, há meses ele tem questionado como estão sendo usados os milhões em recursos federais enviados para combater a pandemia no Estado. “Inclusive, apresentei um projeto para dar transparência aos gastos estaduais com recursos federais. Temos que saber como foram utilizados esses valores e se há irregularidades, precisam ser responsabilizadas”, disse. 

Para abrir a CPI, é preciso protocolar requerimento com assinatura de pelo menos um terço dos parlamentares, no caso da Alems, um terço de 24, ou seja, 8 deputados, de acordo com o regimento interno. 

Na última terça-feira (15), Catan anunciou durante a sessão remota, que estaria recolhendo assinaturas para protocolar a CPI na Casa de Leis. Ele alega querer investigar se há fura-filas recebendo doses de vacinas e ele ainda pretende investigar os recursos aplicados para combater a pandemia no Estado. 

Apesar de não ser objeto principal de investigação da CPI, irregularidades como as apontadas no relatório do Tribunal de Contas, recentemente, encaminhado para CPI da Covid no Senado, são exemplos que é preciso acompanhar e investigar de que forma os recursos para o tratamento e combate da pandemia  estão sendo aplicados no âmbito estadual. Entre as irregularidades destacadas estão, aquisição de máscaras e testes para Covid..

Segundo o relatório, as compras estavam em desacordo com o   princípio da economicidade; ausência dos requisitos para aquisição de testes tipo RT-PCR por inexigibilidade de licitação; necessidade de observação de pressupostos fundamentais para a realização de compras vantajosas e que tragam economia ao erário. Assim, como  tantos outros  apontamentos de indícios de falta de eficiência na aplicação de recursos de combate à Pandemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atiradores em caminhonetes executam homem no Centro de Ponta Porã

Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

VíDEO: Fogo em vegetação chega próximo de casas no Coophasul

Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Um dia depois de Claudinho Serra, assessor também ganha liberdade do STJ

Confusão termina com tiros e prisão na UPA Nova Bahia

VíDEO: fogo se alastra em terreno de educandário na Avenida Coronel Antonino

Últimas Notícias

Esportes

Caio Bonfim é ouro na Marcha Atlética de 20 km e bate recorde de medalhas em Mundiais

Caio supera desta forma o lendário velocista Claudinei Quirino

Polícia

Confusão termina com tiros e prisão na UPA Nova Bahia

Confusão terminou com tiros e prisão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, na noite desta sexta-feira (19). A informação inicial é a de que, um homem aparentemente em situação de rua e transtornado, entrou na unidade, tirou a camiseta e começou a falar frases sem nexo. De acordo com testemunhas, ele então saiu … Continued

Brasil

STF tem 3 votos contra aval do Legislativo para buscas no Congresso

O tema é julgado no plenário virtual

Polícia

Homem morre atropelado na BR-163 em Dourados

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local